Eleições 2010Pesquisa

DATAFOLHA. Serra festeja entrada “oficial” no jogo com 9 pontos adiante de Dilma

José Serra deixa o governo de São Paulo até o final desta semana. Vai assumir, enfim, o que o planeta já sabe: é candidato à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, como o principal nome da oposição, representando o PSDB e tendo a parceria de duas siglas conservadoras, o DEM e o PPS.

No últimos dias, Serra só faz inaugurar: sábado, foi a nova pista da Marginal Tietê, na capital

O momento pode não ser o melhor. Internamente, há os que gostariam que ele já tivesse entrado no jogo pra valer. Mas, de todo modo, Serra ganhou um belo presente, nesses momentos derradeiros no Palácio Bandeirantes e às vésperas do lançamento oficial da candidatura.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, sob encomenda da Folha de São Paulo, divulgada no final de semana, dá conta de que o tucano está 9 pontos à frente de sua oponente, a petista Dilma Rousseff. O levantamento também mostra estagnação dos dois outros principais postulantes ao Planalto: Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV).

Para saber mais sobre os números, acompanhe material publicado na FSP. A reportagem é de Fernando Rodrigues, reproduzida pelo jornalista Luiz Nassif. A foto é de Cris Castello Branco, da assessoria de imprensa do Palácio Bandeirantes. Acompanhe:

Serra abre 9 pontos sobre Dilma e se isola na frente

…O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, abriu nove pontos de vantagem sobre a petista Dilma Rousseff e voltou a ser líder isolado na corrida ao Palácio do Planalto. Pesquisa Datafolha realizada nos dias 25 e 26 deste mês mostra o tucano com 36%. A petista tem 27%. Há um mês, eles tinham 32% e 28%, respectivamente, no mesmo cenário. Como a margem de erro da pesquisa Datafolha é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Serra apresentou crescimento real -embora tenha retornado ao patamar de dezembro, quando tinha 37%.

Já Dilma, pela primeira vez não apresentou crescimento na sua curva de intenção de votos: a petista oscilou negativamente um ponto percentual. No mesmo levantamento, Ciro Gomes (PSB) ficou com 11% (tinha 12% em fevereiro e 13% em dezembro). Marina Silva (PV) está estacionada e manteve os mesmos 8% obtidos em dezembro e há um mês. Indecisos, brancos e nulos somam 7% e 11% não souberam responder.

Quando o Datafolha exclui Ciro da lista de candidatos, o cenário fica semelhante. Serra vai a 40% contra 30% de Dilma -a diferença entre ambos passa de nove para dez pontos, mas essa variação está dentro da margem de erro. Sem Ciro, Marina pula para 10% e continua sem ameaçar o pelotão da frente…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui , se desejar, também outras notas e artigos publicados e/ou comentados por Luis Nassif.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Olá boa tarde Claudemir. Se o meu camarada Fredy como costumei chamar ao longo dos anos estivesse bem informado sobre a imprensa não diria uma heresia dessas. Para mim, nem Serra e nem Dilma. Até entendo o meu camarada, com toda essa massa de propaganda, feita inclusive pelo Presidente ela não decolou, deve ser uma agônia para os petista de cartinha. Essa senhora eh cria do Mensalão, pois as grandes lideranças do PT, não resistiram meia hora de debate público, pois teriam muito que explicar sobre suas açõeas quando faziam parte do Governo Federal. Muita calma ” cumpheiros” ehehehe nessa hora. Pode ser que no segundo turno com ajuda dona Marina e do sr Zeguinha Sarney voces consigam emplacar 2010. Quem diria meu camarada, lembra quando combatiamos Sarney e outros, hoje o nosso Presidente rasga elogios para esses púlias que infestam o Planalto. Saúl

  2. Exatamente, Frederico!
    Na hora de votar lá na urna eletrônica, o eleitor não tem cédula com nomes de candidatos, como se faz numa pesquisa…Então ele vai votar com seu candidato definido!!! E a pesquisa espontânea dá Dilma de lombo erguido!

  3. Claudemir, segundo comentaristas sérios, a pesquisa do Datafolha é manipulação pura. Sobrou até para um entrevistador do próprio instituto denunciar a fraude, na internet.
    Como pode a Dilma liderar a pesquisa na resposta expontânea (12% pra Dilma, contra 8% do Serrágio, isso o PIG omite) e perder na estimulada? Aliás, somando-se as respostas expontâneas daqueles que afirmam que votarão em Dilma (12%), mais os que dizem que votarão no Lula (8%), mais aqueles que dizem votar para o candidato do Lula (3%) e, finalmente, mais 1% dos que afirmam votar no candidato do PT, dá um total de 24% pra Dilma, contra 8% do Zé Alagão que Surra Professor.
    É o desespero do PIG, ainda mais com os números da aprovação do governo Lula.
    Agora é Dilma pra presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo