Artigos

Educação, buracos e SIM – por Gilson Piber

Daqui pra frente, tudo vai ser diferente. Ao menos é o que espera o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, neste ano de 2010, no melhor estilo da canção interpretada pelo Rei Roberto Carlos. Isso é bom, afinal, já estava na hora de a atual administração encaminhar ações efetivas para o tão propalado futuro do Coração do Rio Grande. A convicção do prefeito em dias melhores para o município chega a empolgar. Mas, todos sabemos, a teoria e a prática são irmãs que nem sempre se acertam totalmente. Falar é um ato, fazer é um processo. Existe uma distância, por vezes longa, neste fluxo interativo.

Inicialmente, considero que o prefeito deveria efetivar alguém na Secretaria da Educação. Até por respeito aos docentes, funcionários, alunos, pais e comunidade em geral. A área da educação merece um (a) secretário (a) 24 horas por dia, longe da interinidade e do acúmulo de funções. Educação é uma área séria e que precisa da atenção especial de qualquer governo. Leia-se titular efetivo, que respire e busque soluções para os problemas do setor do município. Não pode faltar, ainda, uma equipe eficiente, comprometida e disposta a trabalhar pela educação municipal.

A maioria dos santa-marienses já não aguenta mais a denominação dada ao município de “a capital dos buracos”. E olha que o secretário Haroldo Rios Pouey, de Infraestrutura, Habitação e Serviços, tem feito o possível e até o impossível para amenizar a danada da buraqueira que atinge as ruas centrais e dos bairros e vilas de Santa Maria. Se algo não for feito mais intensamente neste fim de verão e durante o outono, não será no inverno que os reparos serão concretizados. Trafegar em Santa Maria é um exercício interessante para testar os olhos dos motoristas e dos pedestres. É um ziguezague infernal nas vias. Hajam paciência, tolerância e persistência para chegar aos destinos previstos.

Ótima a implantação do Sistema Integrado Municipal (SIM) no transporte coletivo da cidade. A entrada de passageiros pela porta dianteira dos ônibus, com roletas em novo local, e o desembarque pela porta traseira são medidas acertadas. Dão mais segurança aos usuários. Que mais linhas também sejam colocadas à disposição dos passageiros, principalmente na ligação norte-sul e vice-versa, bem como a passagem integrada. A única medida que não combina com o SIM é o aumento da tarifa. Não agora.

Enfim, que a convicção do prefeito Schirmer em trabalhar por uma Santa Maria melhor tenha pleno êxito prático. O tempo de olhar pelo retrovisor já passou.

Gilson Piber – [email protected]

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo