ELEIÇÕES 2010. Fernando Henrique e os “erros graves” cometidos por Serra e Aécio
No popular: deve ser complicado, para os tucanos, como obrigação institucional, defender em público o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Afinal, o cara, com todo o respeito, é um “mala”. Que, no entanto, foi alimentado e fornido pelo PSDB como a sua vestal, aquela que paira acima de tudo e de todos, dona de todas as verdades.
Afirmo mais: não fosse FHC, é bastante provável que Aécio Neves e José Serra tivessem se entendido desde a primeira hora. Mas, alinhado ao paulista, o ex-presidente bloqueou prévias ou qualquer consulta que inibisse o governador que perdeu a eleição de 2002, que conduziu Lula para o primeiro de seus dois mandatos.
Mas agora, veja só, Fernando Henrique continua a ditar leis e a determinar razões. E deita acusações contra Aécio e Serra, quase prognosticando uma derrota eleitoral. Da qual, noves fora os méritos (não reconhecidos, mas isso é, creio, natural na política) dos adversários, ele próprio é um dos principais, talvez o principal, responsáveis.
Ah, o que diz agora FH e as “culpas” lançadas sobre seus principais nomes para outubro, acompanhe trecho de artigo publicado pelo repórter especial Kennedy Alencar, na seção “Brasília Online”, publicada na versão online da Folha de São Paulo. A foto (de arquivo) é de Valter Campanato, da Agência Brasil. Confira:
“Para FHC, Serra e Aécio cometem erros graves…
…O ex-presidente tem dito o seguinte. Serra deve ser candidato com Aécio de vice. Só assim para ter chance de vencer Dilma. Os tucanos ouviram de marqueteiros que Serra perdeu o favoritismo. Apesar de ainda liderar as pesquisas, a aliança do PT com o PMDB, a forte popularidade de Lula e o bom clima econômico tornaram de Dilma a favorita.
FHC disse que Serra errou ao fugir do choque contra Lula e esperar para debater apenas com Dilma. Segundo o ex-presidente, Lula não vai descer do palanque. Portanto, Serra terá de enfrentá-lo.
Sobre Aécio, disse que a expressão “pós-Lula”, cunhada pelo mineiro, é vazia. Só faria sentido se o atual governo estivesse fraco e não tivesse candidatura competitiva. Com Lula popular, o apelo de continuidade é forte. Nesse contexto, indagou FHC à cúpula tucana, por que o eleitor votaria num nome da oposição e não na candidata do presidente?
FHC considera que Aécio erra se acha que o PSDB não debitará eventual derrota também em sua conta, caso ele não se empenha pela vitória de Serra. Para o ex-presidente, os dois governadores correm o risco de ver o PSDB desidratar por anos a fio se não estiverem unidos para enfrentar Lula e o PT…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outros textos do repórter especial Kennedy Alencar, na seção “Brasilia Online”, na versão online da Folha de São Paulo.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.