IBOPE. Pesquisa aponta para o inevitável: a polarização entre Serra e Dilma. Os demais são só coadjuvantes

Mais que a redução da diferença entre quem está na frente, o tucano José Serra, e quem o persegue, a petista Dilma Rousseff, o principal resultado apontado pela pesquisa Ibope, contratada pela Confederação Nacional da Indústria, e divulgada nesta quarta-feira, é que o pleito de outubro (e a campanha que o antecede) se encaminha para uma inevitável polarização entre os dois candidatos mais fortes.
Claro, esta é uma opinião claudemiriana e ninguém precisa concordar com ela. Mas os números dos dois, e sobretudo da outra dupla de concorrentes conhecidos nacionalmente, são uma indicação clara. Se é verdade que Serra vê o espaço se reduzir, não é menos verdadeiro que ele está num patamar bastante apreciável. Da mesma forma que, no sentido contrário, vem subindo (e bem) Dilma, a bordo de uma popularidade inatingível de seu padrinho, o presidente Lula.
Enquanto isso, Ciro Gomes (que, começa a crer o repórter, acabará desistindo), do PSB, e Marina Silva, do PV, não saem do lugar. Que, por sinal, é bastante abaixo dos demais. Logo, goste-se ou não, é fácil supor que o que teremos é um embate entre Serra e Dilma, cabendo a todos os outros apenas a coadjuvância.
Sobre os números do levantamento (feito em 140 municípios brasileiros, ouvindo 2002 eleitores entre os dias 6 e 10 de março), acompanhe material produzido não por um dos jornalões ou portalões de internet, mas pelo olhar, digamos, mais independente da seção brasileira da independente BBC, a rádio pública britânica. O texto é de Caio Quero. A foto (de arquivo) é de Roosewelt Pinheiro, da Agência Brasil. A seguir:
“Ibope aponta queda na distância entre Serra e Dilma e disputa polarizada
Uma nova pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira indica um cenário cada vez maior de polarização entre os prováveis candidatos do PSDB, o governador José Serra, e do PT, a ministra Dilma Rousseff, nas eleições presidenciais de outubro.
De acordo com o levantamento, Serra permanece na liderança da disputa, mas a vantagem em relação a Dilma caiu para cinco pontos percentuais.
O Ibope, que ouviu 2.002 pessoas entre os dias 6 e 10 de março, aponta o governador de São Paulo com 35% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 30% de Dilma, em um cenário em que também aparecem Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV).
Os números apontam um avanço de 13 pontos percentuais da candidata do PT em relação à última pesquisa CNI/Ibope, divulgada em dezembro do ano passado, quando Serra aparecia isolado na liderança, com 38% das intenções contra apenas 17% de Dilma Rousseff.
Em relação à última pesquisa, o deputado Ciro Gomes oscilou dois pontos para baixo, ficando com 11% das intenções de voto, enquanto a senadora Marina Silva aparece com os mesmos 6% registrados há três meses…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e publicadas no sítio da BBC Brasil.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.