CongressoJudiciário

JUDICIÁRIO. Ao fim de oito anos de mandato, Lula terá nomeado 3/4 da cúpula

Eros Grau se aposenta em seguida. E Lula indicará mais um ministro do Supremo

Não tenho, disponíveis, os números relativos aos oito anos de mandato de Fernando Henrique Cardoso. Mas, exceção feita, taaalvez, ao Supremo Tribunal Federal, em que seu sucessor é recordista, é bastante provável que também ele nomeou (e o Senado chancelou) boa parte da cúpula do Judiciário do País.

Quanto a Lula, levantamento do Anuário da Justiça dá conta que passará provavelmente de 60 o número de indicados (e referendados pelos senadores) para os tribunais superiores. Confira, a propósito, reportagem publicada no sítio especializado Consultor Jurídico. O texto é de Maurício Cardoso. A foto (de arquivo) é de Fábio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. A seguir:

Lula indicou 51 ministros e pode indicar mais 15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou 51 ministros dos 78 que estão em atividade nos tribunais que compõem a cúpula do Judiciário brasileiro, mas ainda não parou. Até o fim de seu mandato, no dia 1º de janeiro próximo, pode fazer mais 15 ministros.  Quando isso acontecer, de cada quatro ministros em ação, 3 deverão sua indicação ao atual presidente da República.

Os dados fazem parte das informações que compõem o Anuário da Justiça 2010, que será (foi) lançado nesta quarta-feira (10/3), às 18h30, na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. O levantamento não inclui os nomes dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral que obedecem a um sistema de escolha diferente das demais cortes.

No Supremo Tribunal Federal, o presidente deverá fazer sua nona indicação ainda este ano, para o lugar do ministro Eros Grau, que se aposenta compulsoriamente em agosto, ao atingir a idade limite de 70 anos. O número de cadeiras na corte ocupada por ministros indicados por Lula, no entanto, permanece em sete. Isso ocorre porque dois dos ministros substituídos durante seu mandato foram indicados pelo próprio Lula. É o caso do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que morreu em setembro do ano passado, e do próprio Eros Grau…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI .

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas pelo sítio eletrônico especializado Consultor Jurídico.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo