CongressoMulherPolítica

MULHER. Erundina propõe “cota feminina” para direção da Câmara dos Deputados

A deputada Luiza Erundina, do PSB de São Paulo, apresentou projeto prevendo que a Mesa Diretora da Câmara tenha pelo menos uma mulher. Essa proposta de ‘cota’ feminina pode ser analisada pelos parlamentares ainda nesta semana. Mas há pelo menos um grande obstáculo formal. Antes, o presidente da Casa, Michel Temer, pretende concluir a votação dos projetos que definem o marco regulatório da exploração do petróleo na camada pré-sal.

Erundina: proposta cria “cota” feminina para dirigir a Câmara dos Deputados

Falta, na verdade, decidir a questão dos royalties a ser pagos aos Estados e Municípios. Uma emenda do gaúcho Ibsen Pinheiro (PMDB) e do mineiro Humberto Souto (PPS). Como beneficia os não produtores de petróleo, acabou impugnada por uma “questão de ordem” de um deputado do Rio de Janeiro – que produz o óleo.

Para saber um pouco mais dessa encrenca, e da proposta de Erundina, acompanhe material produzido e distribuído pela Agência Câmara de Notícias. O texto é assinado por Eduardo Piovesan. Acompanhe:

Última votação do pré-sal é o destaque da pauta do Plenário

O projeto sobre o regime de partilha e a distribuição de royalties do petróleo do pré-sal. (PL 5938/09) e os destaques à PEC 446/09, que estabelece o piso salarial dos policiais e bombeiros dos estados, são os principais itens da pauta do Plenário. Na Semana da Mulher, também está pautada a PEC 590/06, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que garante a presença de pelo menos uma mulher nas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado e nas comissões.O último projeto do Executivo sobre o pré-sal será votado na quarta-feira (10). O texto principal foi aprovado, em dezembro, na forma de um substitutivo do relator Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A principal polêmica é em torno da distribuição entre os estados dos royalties do petróleo, tanto do óleo extraído da camada do pré-sal quanto de outros blocos…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Câmara de Notícias.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo