NÃO É INCRÍVEL?! Doutos conseguem “enxergar” inflação e juros de… 2011
Que coisa! Especulador, sempre especulador. Os doutos do mercado financeiro, ouvidos pelo Banco Central e donos dos números divulgados semanalmente pelo boletim “Focus” pensam longe. Não satisfeitos em projetar o que vem logo adiante, já pensam em 2011. E é sintomático, imagino, que augurem números desagradáveis para o próximo ano. É em cima deles que trabalham para seus clientes, todos graúdos do dito cujo “mercado”.
Nesta semana, por exemplo, não satisfeitos em dizer que a inflação deste ano será acima da expectativa, a jogam mais (um pouco) para o alto em 2011. E, curiosamente, imaginam para 2010 um Produto Interno Bruto superior ao projetado pelas autoridades. Já no próximo…
Bem, para saber mais detalhes do boletim divulgado nesta segunda pelo BC, acompanhe material produzido pela versão online d’O Estado de São Paulo. A seguir:
“Mercado volta a elevar expectativa para inflação em 2010 e 2011
O mercado financeiro voltou a elevar a expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2010, de 4,86% para 4,91%. Com isso, a projeção ficou acima do centro da meta de inflação do governo para este ano, de 4,50%. De acordo com a pesquisa Focus do Banco Central (BC), divulgada nesta segunda-feira, a estimativa para o IPCA em 2011 também aumentou, de 4,50% para 4,53%.
Já a estimativa para a inflação de fevereiro aumentou de 0,70% para 0,75%. Para o mês de março, a previsão para o IPCA manteve-se em 0,35%. O dado do IPCA de fevereiro deve ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na próxima sexta-feira, dia 5.
A pesquisa Focus manteve a previsão de que a taxa básica de juros (Selic) deve terminar 2010 em 11,25% ao ano. Para o fim de 2011, a expectativa para a taxa subiu de 11% para 11,25% ao ano…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.