Eleições 2010PartidosPesquisa

PÓS-DATAFOLHA. O fato é que os números da pesquisa preocupam, e muito, o alto tucanato

Preteou o olho da gateada. E Serra terá que ser o próprio articulador. Ainda assim...

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o PSDB já teria um PLANO_B, para a hipótese (bastante provável) de Aécio Neves negar-se a coadjuvar José Serra na disputa presidencial. Seria Tasso Jereissati, senador pelo Ceará e que, por sinal, estaria até com dificuldades para manter-se no Congresso. Poois é.

O fto é que preteou o olho da gateada. Os tucanos tentam disfarçar, e até encontrar motivos para otimismo. Mas o fato é que há visível preocupação, a partir dos últimos números disponíveis de tendência de intenção de voto para a Presidência – detectados na pesquisa Datafolha, divulgada pela FSP. E a inclusão do nome de Jereissati pode muito bem fazer parte desse e, do ponto de vista do PSDB, preocupante momento da campanha.

A propósito, é interessante a leitura de análise produzida, e muito bem fundamentada, pelo jornalista Ricardo Noblat, em sua página na internet – ele que é vinculado às Organizações Globo. Acompanhe:

Serra no sufoco

A mais recente pesquisa de intenção de votos do Datafolha traz uma coleção de más notícias para José Serra, o provável candidato do PSDB à sucessão de Lula. Dilma Rousseff subiu – ele caiu. Dilma cresceu no Sul e no Sudeste, ainda fortalezas de Serra. A rejeição de Serra é a maior. Dilma bate Serra no voto espontâneo.

Está bom ou quer mais? Então um pouco mais. Serra perdeu três pontos percentuais no Sudeste, onde vivem 42% da população adulta do país. A vantagem dele ali sobre Dilma desabou oito pontos percentuais. Dos eleitores ouvidos pelo Datafolha, 42% afirmaram que pretendem votar no candidato de Lula. Outros 26% que talvez votem.

Diga-se de Serra que é um político experiente, realista e cerebral. Em análise esboçada antes mesmo de o Datafolha ir a campo avaliar o humor dos brasileiros, ele listou algumas das dificuldades que enfrentará para se eleger presidente da República. Uma delas: o discurso de candidato…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM A ANÁLISE do jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo: “Aliados cobram de Serra ao menos uma ‘sinalização’

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados e/ou comentados por Ricardo Noblat.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo