Arquivo

Do Dantro. É só elogios ao PAC. E críticas ao governo do Estado. Bem, é a opinião dele

Vez-em-quando o Dantro Guevedo aparece. Colabora com artigos para esta (nem sempre) humilde página de internet. Agora, o assunto é o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Sobram elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao prefeito Valdeci Oliveira. E o inverso para o governo do Estado. Então, ta. A avaliação deixo por conta do leitor. Fique, por enquanto, com o artigo do Guevedo, bacharel em Ciências Sociais e pós-graduando em Estatística, pela UFSM. E que, acrescente-se, atua profissionalmente no gabinete do prefeito:

 

“Tarda mas não falha! E não está morto quem peleja

 

Ninguém consegue esconder a alegria de ver as máquinas, os operários e as primeiras obras do PAC iniciando nas vilas da cidade. Pois o PAC agora é realidade, está sendo implementado na prática, e logo-logo um em cada três santa-marienses estarão se sentindo beneficiados com as melhorias e com os bons frutos dos R$ 138 milhões de investimentos que a parceria entre o Governo Lula e o Governo Valdeci trouxeram para cá. Todavia, mesmo dentro deste cenário de prosperidade, o Governo da Dona Yeda está novamente deixando a desejar.

 

Como se já não bastasse a falta de colaboração, o Piratini resolveu novamente atrapalhar os planos e sonhos de Santa Maria (isso lembra o episódio da Casa de Saúde, no qual o Secretário Osmar Guerra fez de tudo para não reabrir o hospital), e agora chegou a vez do Bairro Nova Santa Marta. Um bairro que ha muito tempo deixou de ser uma “fazenda”, mesmo que a Governadora ainda não saiba disso e, que abriga hoje mais de 20 mil pessoas, 7 vilas, muitas associações comunitárias e diversos movimentos sociais. E que, diga-se de passagem, estão cansados de esperar.

 

A história da Nova Santa Marta é uma história muita bonita, que conta a luta, a coragem, a persistência e a determinação de todas as pessoas que acreditaram e tentaram construir um lugar digno para morar e, que batalharam por cada rua, cada pedra do calçamento, cada tubo de esgoto, cada poste de luz, cada praça, cada balanço, cada sala de aula, cada linha de ônibus, cada unidade de saúde e por cada programa assistencial que lá existe. Pessoas que sabem exatamente o valor dessas conquistas, cuja dimensão não é somente econômica, mas representa a vontade de viver de um povo, e devem ser avaliadas pela quantidade de suor e lágrimas consumidas para realizar esse sonho. Para quem não sabe isso é a Nova Santa Marta.

 

Todavia, hoje esses cidadãos estão mais uma vez apreensivos, esperando por uma decisão que pode mudar suas vidas. Enquanto a Vila Ecologia já está em obras, as vilas Marista I e II, Por do sol, Sete de Dezembro, Alto da Boa Vista, 18 de Abril e Núcleo Central estão aguardando as primeiras intervenções do PAC. O problema é que o Secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano do RS, Marco Alba, está enrolando a língua, e não consegue justificar a demora na transferência da área para a prefeitura. Acontece que o Estado é proprietário do chão onde habitam os moradores da Nova Santa Marta. E sem a transferência da área a Prefeitura de Santa Maria não pode iniciar as obras. A conseqüência disso é que os moradores não poderão regularizar seus lotes e se tornarem proprietários de direito de suas casas, muito menos irão receber melhorias nas ruas, no esgoto, na iluminação pública, na coleta do lixo ou no transporte público da região.

 

Isso demonstra, mais uma vez, a falta de entendimento e compromisso do Governo do Estado para com a população mais humilde e mais necessitada. Já não bastasse a notícia do pacotaço de impostos, de atrasos nos repasses para a assistência social, da falta de investimentos para a saúde e no descaso com o transporte escolar, a Dona Yeda resolveu prejudicar Santa Maria de novo. Ela que não se esqueça, a justiça tarda mas não falha, e não está morto quem peleja. E querendo ou não, essa gente sofrida é quem irá vencer essa batalha.

 

(a)   Dantro Guevedo”

 

EM TEMPO: não posso deixar de palpitar. Será que o prefeito Valdeci Oliveira é mesmo contra o aumento de ICMS proposto pela governadora?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo