Câmara de VereadoresInternetPrefeitura

TRANSPARÊNCIA. Falta pouco para municípios, inclusive Santa Maria, contarem tudo ao cidadão, via internet

Li a nota que reproduzo a seguir, na versão online da seção “RADAR”, da ex-revista Veja, publicada pelo jornalista Lauro Jardim. Logo depois, o meu comentário. Acompanhe:

Lei para inglês ver

A partir de maio, entra em vigor uma lei que obriga os estados a divulgar, em tempo real, todos os gastos feitos pela internet. Na teoria, se não fizerem isso, ficam proibidos de receber dinheiro da União.

Este mês, a ONG Contas Abertas começou um levantamento para checar quem está cumprindo a lei. Da última vez que fez isso, em 2008, encontrou apenas 11 estados transparentes. Já sabem que é grande a chance de encontrar uma situação parecida agora.”

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: a nota da ex-revista é, talvez, realista. Boa parte das comunas parece não estar levando a sério a lei. No caso, a de número 131/2009 e que, não sendo cumprida, prevê sanção séria, como a suspensão de repasses federais para educação e saúde, para ficar num exemplo.

Em Santa Maria, aparentemente, quem está mais adiantado no processo é o parlamento, que prevê um sítio completo, como manda a legislação – como tem declarado o presidente, o vereador Paulo Airton Denardin, do PP.

Quanto à Prefeitura, embora o otimismo do secretário de Administração, Carlos Brasil Pippi Brisola, com quem falei há dois dias, mantenho minhas reservas. Mas torço que ele esteja certo. Inclusive porque será possível, para dar uma pequena dica da amplitude da lei, saber inclusive quem, quanto e quando se pagou diárias na municipalidade. Sem falar nos Cargos de Confiança e seus salários e atribuições. E uma série de outros números do interesse direto do contribuinte. Então, vamos conferir. E aguardar, com otimismo.

De tempos em tempos, acredite, estarei lembrando disso por aqui. Inclusive trazendo mais detalhes do que diz a legislação. Pode aguardar!

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Por exemplo estarem ali de forma clara e visível os contratos que o prefeito assina como o do transporte coletivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo