Artigos

Lo-li-ta – por Bianca Zasso

biancaA lista de mulheres sedutoras que bagunçam a vida dos homens no cinema e na literatura é grande. As femme fatales do cinema noir que o digam. Mas um dos símbolos de sedução mais conhecidos das artes é a menina que consegue exibir um jeito de moleca e os olhares sensuais em um único corpo.

As ninfetas estão nas páginas de todo o mundo, porém nenhuma alcançou a fama de Lolita. A personagem que dá título e protagoniza o romance do russo Vladimir Nobokov é um dos nomes mais lembrados quando o assunto são meninas sedutoras. E este poder aumentou ainda mais quando ela ganhou as tela pelas mãos de um dos grandes mestres do cinema.

Stanley Kubrick lançou Lolita em 1962 com um elenco escolhido a dedo. James Manson interpreta o professor de literatura Humbert, que aluga um quarto na casa da viúva Charlotte para passar o verão antes de voltar para a universidade. Porém, o que o faz ficar no local não é o conforto ou a atenção exacerbada da anfitriã, mas uma garota.

Dolores, de apelido Lolita, tem 12 anos e um jeito provocador de causar inveja a qualquer mulher madura. Não bastasse a sexualidade precoce, Lolita ainda lembra Humbert de seu amor da adolescência. A paixão é tanta que o professor nem percebe as investidas de Charlotte e casa-se com ela apenas para continuar próxima de Lolita.

Lolita poderia ser apenas uma história quente sobre um homem de meia idade que se apaixona por uma adolescente. Só que isto é apenas um detalhe. A trama dirigida por Kubrick nos mostra um Humbert obcecado pela figura da menina sensual a ponto de esquecer os perigos que a suposta relação pode causar a sua vida. James Manson e Sue Lyon interpretam sem exageros o romance conturbado e Peter Sellers, em uma ponta incrível, rouba a cena como o perverso Clare Quilty.

Apesar do apelo sexual, Lolita parece um filme inocente, comparado a algumas obras atuais e também a segunda adaptação do clássico para o cinema, lançada em 1997 dirigida por Adrian Lyne. Kubrick preferiu se focar no narrador não confiável presente no livro para dar o tom de seu longa-metragem. O resultado foi mais um grande filme com sua assinatura.

Quem espera ao assistir Lolita divertir-se com o romance proibido entre uma menina e um homem mais velho deve pensar duas vezes. Kubrick nos dá um maníaco que se enxerga como apaixonado e uma garota que não faz ideia do que suas atitudes podem causar na mente de alguém que enxerga nela um retrato de uma paixão mal resolvida da juventude.

Mesmo assim, Lolita ainda é um dos mais sedutores filmes que já passaram pela tela grande e ainda rende assunto nas mais diversas áreas. Stanley Kubrick gostava de personagens que criam suas próprias regras.. Lembram-se dos quatro garotos que praticavam a ultraviolência pelas ruas? Não? Aguarde a próxima semana e prepare-se: você não será mais o mesmo.

Feliz Natal!!!

Lolita (Idem)

Ano: 1962

Direção: Stanley Kubrick

Disponível em DVD e Blu-Ray

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo