Arquivo

ATENÇÃO. Nos “esteites”, jornais anunciam apoio a Obama ou McCain. Aqui também, mas não dizem

Já imaginou um editorial de, por exemplo, Zero Hora: “Yeda é melhor para o Rio Grande do Sul”. Ou, para ficar na comuna: “Pimenta é quem tem condições de fazer a cidade crescer”, em editorial do Diário de Santa Maria”. Não sei quem é o candidato de ZH para o Palácio Piratini, nem o do DSM para a boca do monte. Inclusive porque eles não anunciam. O que não quer dizer que tenham preferência. Nem que estejam fazendo coberturas editoriais sem isenção. Não, loooonge de mim fazer tal acusação.

 

Mas, pergunto, se tiverem tooooodos os jornais uma postura de absoluta fidelidade aos fatos e suas nuances, sem privilegiar este ou aquele aspecto, já me daria por satisfeito, como consumidor de notícias. E não, como é absolutamente comum pelo território tupiniquim, jornais puxarem de uma forma descarada para um lado e se anunciarem “imparciais”.

 

Melhor, muuuuito melhor, é o que acontece na pátria-mãe do dito moderno jornalismo. Lá, a cobertura é isenta. Mas as empresas fazem questão de dizer quem preferem seja o Presidente da República (a eleição do momento), sem que isso implique em desvios na redação. Dê só uma olhada no texto seguinte, publicado n’O Globo e reproduzido por Ricardo Noblat:

 

“EUA: 124 jornais apóiam Obama e 46, McCain

 

A disputa entre Barack Obama e John McCain pode estar acirrada em alguns estados. Mas se for levado em conta apenas o apoio dos jornais, os Estados Unidos têm um franco favorito para as eleições do dia 4 de novembro. Segundo o site Editor&Publisher, que cobre a indústria de jornais americana, 124 diários anunciaram seu apoio ao democrata, contra 46 ao republicano – numa margem de quase 3 para 1 e que inclui publicações com grandes tiragens.

 

Em termos de circulação, os 124 jornais que apóiam Obama representam 13,774 milhões de exemplares diários, enquanto os 46 de McCain correspondem a 3,926 milhões.

 

A grande margem de diferença representa um contraste com as últimas eleições, quando John Kerry quase alcançou o número de publicações que apoiavam o presidente George W. Bush, com 213 a 205…”

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “EUA: 124 jornais apóiam Obama e 46, McCain”, de O Globo, reproduzida por Ricardo Noblat. E aqui, se desejar ler outras notas publicadas pelo mesmo jornalista.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo