Artigos

Páscoa 2024 – por Elen Biguelini

Páscoa é uma época de raciocinar sobre os nossos pecados, sobre a bondade humana e sobre a sociedade como um todo.

Todos os anos a Igreja Católica brasileira se une, durante a quaresma, para levantar algum ponto referente a este assunto. Este ano, a Campanha da Fraternidade se voltou para aquele conceito que figura em seu próprio nome, a fraternidade.

Foi um tema bem escolhido, devido a sua relevância não apenas com católicos. É um tema coerente, sabendo o quão dividida se encontra a sociedade brasileira na atualidade. Tanto em termos de religião, quanto em termos de política e outras questões sociais.

Passamos anos berrando uns contra os outros. Quando parecia que isto estava prestes a acabar, a divisão continua.

Estamos todos estressados, tristes e frustrados. Com tudo e com todos. Elevamos o tom para a menor divergência.

Por que fazemos isso? Claramente não temos a resposta. Sabemos que historicamente a mudança entre os séculos tende a trazer alguma questão, foi o que aconteceu por exemplo no inicio da idade média, foi o que aconteceu em 1900 com as respectivas guerras mundiais.

A História está aqui para nos demonstrar o que pode acontecer se continuarmos assim divididos, incapazes de aceitar o outro, negando a possibilidade de existência a qualquer um, apenas porque este discorda de nós, se veste diferente ou faz parte de um relacionamento que não compreendemos.

Mas todos, sem exceção (ou melhor todEs para ser ainda mais inclusivo), tem o direito a sua própria liberdade.

Esperamos que a Páscoa permita estas reflexões, porque muito para além de dia de trocar chocolates, a Páscoa é dia de pensar nos outros.

Feliz Páscoa para todos que celebram, e bom feriado para aqueles que não celebram.

(*) Elen Biguelini é doutora em História (Universidade de Coimbra, 2017) e Mestre em Estudos Feministas (Universidade de Coimbra, 2012), tendo como foco a pesquisa na história das mulheres e da autoria feminina durante o século XIX. Ela escreve semanalmente aos domingos, no Site.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo