HistóriaMemóriaPolítica

ANÁLISE. Bruno Lima Rocha, o Golpe de 1º de abril e o “Brasil Nunca Mais!”

“…As farsas da história são solenemente repetidas como novidades. Assim a re-significação de operadores ocorre sem problema. Um exemplo disso deu-se na Europa do Pós-Guerra, quando ao não fazer a prestação de contas a fundo, as sociedades do centro do capitalismo toleraram ex-nazis e ex-fascistas pousando de democratas. Um gritante exemplo deu-se com Klaus Barbie, conhecido como o Açougueiro de Lyon, e cuja rede de relações e tráficos de nazistas pela América Latina fora utilizada pela CIA durante o período das Fronteiras Ideológicas.

Na questão da falta de memória histórica brasileira, intriga não apenas ver a boa convivência entre ex-adversários – como nas políticas de comunicação, entre Franklin Martins (secretário de Imprensa e Propaganda da Presidência, ele próprio um ex-guerrilheiro) e o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (ex-correspondente da Voice of America, baseado em Washington durante a Ditadura). Não há acúmulo de forças com mentalidade de câmbio que resista a tamanha promiscuidade política. E, sejamos justos, no governo anterior (Fernando Henrique Cardoso, de 01/01/1995 a 01/01/2003) ocorreu o mesmo…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Uma semana após o Golpe de 1º de abril, Brasil Nunca Mais!”,  escrito pelo jornalista e cientista político Bruno Lima Rocha, colaborador habitual deste site, onde faz reflexões sobre a mídia, entre outros temas. O texto foi postado agora há pouquinho, na seção “Artigos”. Boa leitura!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo