EDUCAÇÃO. Crônica de Máucio propõe uma pergunta: e se a UFSM não existisse?
“Em nosso país o número de pessoas com diploma de curso superior é muito pequeno – perto de 5% estima-se, enquanto que a quantidade de indivíduos que não possuem o ensino fundamental completo é volumosa, na casa dos 40%. Estes dados mostram o Brasil numa situação muito incômoda.
No entanto, neste sentido, Santa Maria é um caso a parte. Não precisamos nem contar muito amiúde para afirmarmos isso, basta compararmos a população e a quantidade de alunos que residem aqui. Fala-se que, de cada três habitantes um é estudante. Os índices são muito significativos também no que se refere ao ensino superior. É bem comum estarmos em lugares – bares, restaurantes, cafés, cinemas, repartições – em que a maioria presente é graduada ou universitária. Isso não é a normalidade das cidades brasileiras. Nem das pequenas, nem das médias, nem das metrópoles…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da crônica “E se a UFSM não existisse?”, de Máucio, colaborador habitual deste sítio. O texto foi publicado há instantes, na seção “Artigos”. Máucio (Mario Lúcio Bonotto Rodrigues) é cartunista e professor de design no Curso de Desenho Industrial/ CAL- UFSM. É Bacharel em Comunicação Visual/ UFSM e Mestre em Comunicação/ UFRGS.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Oportuna, precisa e reflexivas as argumentações interrogatórias do Máucio. Santa Maria, pela sua estratégica posição
geográfica e motivos diversos, possibilitou acesso e paradouro à muitos gaúchos, brasileiros e também à estrangeiros.
Afora ser um importante centro convergente para o Serviço Militar,Santa Maria nos empresta inesgotável ofertório cultural. E a UFSM que proporcionou a mim,à minha esposa Clecí e à minha filha Creici uma graduação superior, é a protagonista maior neste espetáculo de formação e cidadania responsável.
De nossa parte, concordamos com o enfoque da crônica do
Máucio e com orgulho e reconhecimento somos gratos por essa realidade cinquentenária.
Cesar Roberto Brixner.
“A criação da UFSM acalentou o sonho de milhares de famílias que desejavam ver seus filhos com curso superior.A região e o Estado devem ser eternamente agradecidos ao Dr.Mariano e equipe,pois o pós UFSM,trouxe-nos um patamar de desenvolvimento indiscutivel em várias áreas, mas especialmente no saber.Devemos nos ufanar da UFSM..abraços ao Prof.Bonotto.
“A criação da UFSM acalentou o sonho de milhares de famílias que desejavam ver seus filhos com curso superior.A região e o Estado devem ser eternamente agradecidos ao Dr.Mariano e equipe,pois o pós UFSM,trouxe-nos um patamar de desenvolvimento indiscutivel em várias áreas, mas especialmente no saber.Devemos nos ufanar da UFSM..abraços ao Máucio.