ELEIÇÕES 2010. PP reúne diretório para escolher substituto de Farret. No caso, Sandra Rebelato
A partir das 6 da tarde, o plenarinho da Câmara de Vereadores deve estar lotado. Os mais de 40 integrantes do Diretório Municipal do Partido Progressista estão convocados para discutir, em princípio, um único tema: o comportamento da seção santa-mariense da sigla em relação ao pleito de outubro. Ou, mais objetivamente, definir quem vai ocupar o lugar de José Farret como candidato à Assembléia Legislativa.
Curiosamente, a desistência do vice-prefeito e secretário de Saúde, pelo que foi possível perceber nas conversas que mantive ontem, se criou problema para o PP, e criou, ele aparenta ser bem menor dos que, por exemplo, enfrentam o PMDB e PSDB, os outros vértices do consórcio governista da comuna.
ABRIR PARÊNTESE. A saída de Farret da disputa está provocando um verdadeiro terremoto. É dada como certa a mudança de rumo de Jorge Pozzobom – que de candidato à Câmara dos Deputados passa a concorrer a uma vaga no parlamento gaúcho. O que, se pode ser uma solução para os tucanos (e tende a ser), causa um grande estrago nos planos do PMDB e de Cezar Schirmer – qiue apostam tudo e mais um pouco no vereador Tubias Calil, para chegar ao Legislativo estadual.. Ontem mesmo, à tarde, em entrevista à Rádio Imembuí, Calil dizia não acreditar que Pozzobom quebrasse o acordo feito ainda à época da campanha eleitoral. Mas, se isso de fato acontecer, trata-se, é consenso entre os analistas e militantes, do maior prejudicado. É verdade também, e isso virou um dos argumentos de Pozzobom, que o acordo, se quebrado, já foi pelo próprio Farret, que não concorre mais. FECHAR PARÊNTESE.
Voltando ao PP, aparentemente a sigla pretende transformar o limão em limonada. A saída de Farret, em princípio, torna muito difícil a eleição de um outro nome, sem a mesma trajetório da vic-prefeito. No entanto, poderá proporcionar uma chance única: jogar novos nomes para o primeiro andar do jogo político local.
Também por isso, a par de suas qualidades pessoais e políticas, Sandra Rebelato surge como a favorita a ser lançada para a Assembléia Legislativa. É verdade que Sérgio Cechin teria a preferência, se quisesse. Mas a fila andou. É o que deduzi. E Sandra se coloca na primeira linha, com todas as condições de, se não obtiver a vaga, ao menos de conseguir uma votação pra lá de digna. É o que estará em jogo no final da tarde de hoje.
EM TEMPO: com relação às mudanças no secretariado, a partir das saídas de Jorge Pozzobom, Tubias Calil e Cezar Busatto (que assume na próxima semana a secretaria de Governança de Porto Alegre), ninguém sabe, ninguém viu. Está tudo na cabeça de Cezar Schirmer – que não contou pra ninguém, exceto, quem sabe, aos escolhidos. Se foram. Ponto.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Com a desistência do Farret, o melhor que o PP local poderia fazer era encontrar um candidato com chances reais de eleição. Candidato que desponta na região é Francisco Gorski, popular Chicão. Ele foi prefeito de Santiago e presidente da AM Centro e tem o apoio do PP na maioria das cidades da região centro do Estado. Poderia o PP de Santa Maria apostar neste nome e ter uma representação na assembléia em 2011.