Eleições 2010Partidos

ELEIÇÕES 2010. Serra ainda cata Vice. Aparentemente, Dilma já encontrou mesmo o seu, Michel Temer

Temer “fechou” o PMDB. E será candidato a vice, na chapa governista

Enquanto o tucano José Serra ainda busca uma alternativa adequada para lhe coadjuvar na disputa eleitoral, dividindo-se entre um nome do próprio PSDB, do aliado DEM ou outra alternativa ainda sem visibilidade aparente, a governista Dilma Rousseff, para o bem ou para o mal, querendo ou não, já resolveu esse problema.

É verdade que o patrono da candidatura da petista, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, preferia, por exemplo, o donatário do Banco Central, Henrique Meirelles – a quem até sugeriu, e viu-se atendido, que se filiasse ao PMDB. Não adiantou. O partido, pelo menos no seu lado (hoje majoritário) governista, se mostrou unido a Michel Temer, o deputado paulista que preside a Câmara.

Então, é isso. Pelo menos no que toca à dobradinha pró-governo, a coisa está bem encaminhada, no sentido de saber-se quem é quem. Sobre essa situação, afinal colocada, é interessante o artigo publicado neste final de semana pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. A foto é de Luiz Cruvinel, da Agência Câmara de Notícias. Confira:

Lula se dá por vencido e Temer será o ‘vice’ de Dilma

Está pavimentado o caminho que levará o deputado Michel Temer à posição de candidato a vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff. Em diálogo que manteve com um dirigente do PT, Lula disse que desistiu de “dar murro em ponta de faca”.

Patrono do projeto Dilma-2010, Lula torcia o nariz para Temer. Buscava alternativas. A principal era Henrique Meirelles, presidente do BC. Lula desistiu de esmurrar a faca, segundo disse, porque Temer “fechou o PMDB”. Daí ter pedido a Meirelles que ficasse no BC.

Concluiu que, levada às últimas consequências, a resistência a Temer poderia comprometer “o essencial”. E o que é “o essencial”? O apoio formal do PMDB a Dilma, com a cessão do tempo de televisão do partido à candidata. Para ser oficial, a adesão precisa ser formalizada em convenção. E o grupo de Temer controla a grossa maioria dos votos.

O deputado “fechou o PMDB”, na expressão de Lula, em fevereiro, mês em que foi reconduzido à presidência do partido…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos do jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Nem “froide” explica esse relação da Gerdau com o Psol. Froide com certeza votará na tiurma do mensalão, dos aloprados, na candidata do NADA SEI, risos.

  2. Eu estava indeciso entre votar na Marina Silva, ex-petista e ex-ministra até poucos meses atrás e um candidatura do P-Sol. Mas, depois que o P-Sol recebeu contribuições na eleição de 2008 da Gerdau e, há pouco tempo, filiou ao partido o ex-Big Brother (BBB), Jean Wyllis, agora realmente me decidi. Vou de P-Sol.

  3. Boa tarde. Cramento, O Temer é um Santo, risos, perto de Collor, Sarney, Maluf, Renan e outros que compoem a base de apoio do Sr. Luiz Inácio. E veja que não estou lembrando de Genuino, Palocci, Zé Dirceu e outros que são PTistas de primeira linha. Não fosse oque esses senhores aprontaram não estariam buscando um vice em outro partido, e muito menos essa Sra. Dona Dilma seria a candidata a Presidente. Assim o sr Tiago, e muitos PTistas meus amigos não estariam constrangido por ter que engolir guela abaixo o Sr. Temer de vice na chapa de Situação.

  4. Caro Tiago!
    Estranho muito você reclamar do Temer, pois aqueles que ele apoiou, são os mesmos que hoje apoiam Lula. Só para recordar Collor, Sarney, Maluf, Jader, entre outros são aliados de Lula/Dilma. Quem aprodeceu? Quem se corrompeu? Se tu fores analisar a fundo fica dificil votar na elite, leia-se Lula, Dilma, Collor, Sarney, Maluf, Jader, Renan Calheiros, só para citar a base aliada de LULA.
    É, realmente um petista deve ter vergonha de votar na chapa governista. Nada como um dia depois do outro.

  5. Sobre o vice do José Serra, cabe aguardar as respostas ao apelo quase que de desespero feito pelo FHC através de artigo divulgado no final de semana. Neste artigo, o tema é uma chamada a Aécio Neves para que reveja suas posições e aceite a candidatura a vice-presidência da república. Além de desesperada, a atitude de FHC pode ser qualificada de corajosa. Se após este apelo o PSDB não conseguir formar a tão esperada dobradinha ele, o FHC perde, definitivamente, qualquer espaço para as suas considerações junto ao PSDB. Se é que algum espaço ainda possui.
    Para conferir o artigo: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2861196.xml&template=3898.dwt&edition=14422&section=1012

  6. ME DESCULPE CLAUDEMIR!
    Sou petista e todos sabem mas aturar o temer como vice de dilma aí é muita sacanaagem, um homem que apoiou collor, ditadura, fhc a tudo e a todos simplesmente pelos prazeres que o poder pode trazer e transformou o pmdb em uma corja homogênea de sanguessugas da máquina pública e num partido exemplo para quem não tem opinião e muito menos caráter para definir a quem seja a sua própria decisão.
    O complicado é ver o nosso presidente se render a esse partido simplesmente pela maldita governabilidade e pala burrice da população que insiste em votar em qualquer um e coloca gente como essa lá em cima, é realmente um trabalho arduo para o LULA ter que apoiar isso mas como a mídia e muitos da “elite” fazem parte somos obrigados a fazer parte disso.
    Sou e serei partidário, votarei na companheira dilma mas uma certeza que tenho é q não irei de forma alguma pedir voto pra um político como temer, exemplo de tudo que abomino na política.
    desculpem aos companheiros mas não sou conivente com corrupto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo