CulturaDestaqueEducação

CULTURA. Projetos buscam a revitalização física e simbólica do teatro Caixa Preta, no campus da UFSM

Espaço, que esteve fechado em meio a pandemia, está completando 35 anos

Após alguns anos fechado, o Teatro reabriu, porém necessita de reformas que garantam segurança e acessibilidade (Foto Facebook)

Por Bruna Homrich / Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm)

Espaço histórico tanto para a formação das e dos estudantes que adentram a UFSM, quanto para o desenvolvimento do cenário cultural da cidade de Santa Maria e região, o Teatro Caixa Preta – Espaço Rozane Cardoso foi fundado no dia 5 de abril de 1988, de forma que, em 2023, completou 35 anos.

Gil Negreiros, diretor do Centro de Artes e Letras (CAL), explica que o Teatro é histórico na universidade e na cidade. “Um espaço que já teve grandes nomes. Um teatro diferente, que conta também com uma pintura maravilhosa, que será revitalizada, na sua parede em frente à Avenida Roraima. Pretendemos conseguir recursos para que coloquemos o teatro em condições satisfatórias para o atendimento do público”, diz o docente.

Ele comenta que o espaço é fundamental para a comunidade, pois oferece peças teatrais e demais eventos artísticos e musicais, e também para as e os alunos que se formam nos cursos de Artes Cênicas, Dança, Música.

Após ter passado um tempo fechado (de 2019 até final de 2022), o espaço foi reaberto, contudo, como toda obra, necessita de reparos e, também, de recursos que mantenham as atividades artísticas em funcionamento. Reformas nos telhados, onde há algumas infiltrações, e nos banheiros, reparos no chão, nos camarins e garantia de acessibilidade são algumas necessidades elencadas por Negreiros. “Estamos na luta para recuperar esse espaço fundamental para a cultura da região”, complementa o diretor do Centro.

Assim, a comunidade que integra o CAL vem se desdobrando nas tentativas de conseguir verba para garantir a revitalização estrutural do espaço e o andamento dos trabalhos. Emendas parlamentares e parcerias público-privadas podem ajudar na captação dos recursos. Mas você, que está em casa, também pode ajudar.

Uma das iniciativas denomina-se “Caixa Preta – Caixa Aberta” e consiste em um Projeto de Extensão e também em uma campanha de arrecadação online, destinada a conquistar fundos para a aquisição de equipamentos de segurança que auxiliem as e os estudantes dos cursos de Artes Cênicas, Dança e Teatro Licenciatura em suas atividades de montagem de cenário, de som, luz e equipamentos circenses aéreos. Todas atividades que envolvem altura e eletricidade. 

Para doar qualquer valor, clique aqui.

Raquel Guerra, diretora do Teatro, explica que o objetivo principal da vaquinha online é auxiliar o espaço a se manter aberto, atendendo a pequenos custos cotidianos que o setor público não é capaz de atender. A iniciativa teve início ano passado, no contexto da disciplina de Legislação e Produção Teatral, ministrada nos Cursos do Departamento de Artes Cênicas.

“Este projeto surgiu da Campanha homônima, criada para receber doações que auxiliaram e continuam ajudando a reestabelecer o Teatro com suportes mais urgentes e menores. Por exemplo, compramos uma mesa de luz de pequeno porte, cabos dmx, extensões, cinto de segurança, etc. Coisas de uso cotidiano e mais geral. A ideia deste projeto não é apenas a arrecadação de doações, mas a revitalização simbólica. Reabrir o espaço para a comunidade. Nesse sentido, estamos planejando apresentação artística aos domingos para atender a comunidade externa que visita o campus e para valorizar este espaço cultural”, partilha a docente.

Raquel comenta que a campanha conta com o engajamento fundamental das e dos estudantes e o apoio das e dos professores. Uma vez que a vaquinha não tem a capacidade de arrecadar grandes valores, seu viés assume uma importante proporção simbólica, visto que pode ajudar a sensibilizar a comunidade sobre o Teatro Caixa Preta como um espaço cultural.

“Existem muitas dificuldades que ainda enfrentamos, como a falta de um técnico de iluminação que atue no espaço. Isso porque além de ser um espaço cultural, o Teatro também é um Laboratório de Ensino e Pesquisa, onde as e os estudantes aprendem diversas técnicas e práticas de criação cênica. Através das práticas de ensino e pesquisa que ocorrem no Teatro Caixa Preta, as e os estudantes aprendem a fazer montagens de palco e de iluminação, aprendem a fazer a operação de som e luz, praticam atuação e encenação. Todas estas práticas que ocorrem na graduação profissionalizam e preparam as e os estudantes para o mercado de trabalho. Exemplos disso é que muitas pessoas que passaram pelo Teatro Caixa Preta, atualmente trabalham como iluminadores”, conta Raquel.

Este ano, conta a diretora, o Teatro também recebeu apoio da direção do CAL, tendo sido possível a aquisição de um andaime e a previsão de compra de novos equipamentos. Para o próximo dia 13 de junho, a partir das 18h, está prevista a Festa Junina do Teatro Caixa Preta, com participação da banda “Milho verde”. 

PARA LER NO ORIGINAL, E CONFERIR AINDA OUTRAS DUAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Putz. Passava de onibus por ali quando o mural (acho que o nome é este) estava sendo pintado. Desbotou. Alas, o tema é bem vermelho, a natureza é perfeita, os conquistadores chegam e ferram com tudo. É do Amoretti se lembro bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo