Arquivo

Troco do Banco Mundial. Projeto de empréstimo ao RS vai ao Senado. Yeda conversa com Mantega

Falta muito pouco para confirmar-se oficialmente o empréstimo de US$ 1,1 bilhão do Banco Mundial para o Rio Grande do Sul. O objetivo é reestruturar a dívida pública do Estado, garantindo um belo fôlego às finanças gaúchas, quem sabe permitido a retomada de investimentos importantes à província.

 

Nesse episódio, estão tocando de ouvido, aparentemente, os governos do Estado e da União. Este apóia o projeto de empréstimo que, agora, vai ao Senado – que, como determina a Constituição, terá que aprová-lo. Uma prova eloqüente dessa boa relação entre Porto Alegre e Brasília pode ser percebida nesta terça-feira, dia em que a governadora Yeda Crusius esteve na capital federal conversando com a bancada parlamentar gaúcha e com o ministro da Fazenda Guido Mantega.

 

Sobre esse último encontro, confira o material distribuído pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini, aos veículos de comunicação. A foto (da governadora com o ministro) é de Jefferson Bernardes. A seguir:

 

 

“Senado analisa nesta semana empréstimo do Bird ao Estado

 

A governadora Yeda Crusius afirmou, nesta terça-feira (3), em Brasília, que o projeto de reestruturação da dívida pública do Estado junto ao Banco Mundial (Bird) será encaminhado nesta semana para análise do Senado Federal, a última etapa a ser cumprida para a homologação do contrato pelo conselho do banco. O comunicado do envio do projeto ao Senado foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e pelo Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, durante reunião com a governadora no final da manhã de hoje (terça), da qual participou também a secretária estadual do Planejamento e Gestão, Ana Severo.

 

“Todos os documentos que continuamente o Governo do Estado precisa responder junto à Secretaria Nacional do Tesouro tem se estendido para que o projeto possa ser enviado ainda nesta semana”, observou a governadora, que fez um reconhecimento do trabalho empenhado pelo Ministério da Fazenda e pela STN em favor do empréstimo. O financiamento, no valor de US$ 1,1 bilhão, irá ajudar o Rio Grande do Sul a reduzir os encargos com o pagamento da dívida, pelos próximos 30 anos, beneficiando as futuras gerações e possibilitando mais investimentos.

 

Na reunião, que durou cerca de 45 minutos, Yeda Crusius apresentou ao ministro os Programas Estruturantes do Governo do Estado, destacou o orçamento realista, no qual está exposto o déficit nas contas públicas e o esforço para o ajuste fiscal, e salientou a necessidade de o Estado retomar obras de infra-estrutura face ao grande volume de investimentos públicos e privados em andamento e confirmados para os próximos anos.

 

A governadora ressaltou ainda que o Estado vive um momento histórico de cooperação mútua, sendo prova disso a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2009, na qual consta o inédito acordo entre todos os poderes para o congelamento de gastos com custeio e pessoal e que permitirá o equilíbrio total entre as receitas e as despesas para o próximo ano.

Trabalho conjunto
Segundo relatou o ministro Guido Mantega, após a reunião, o Rio Grande do Sul está melhorando visivelmente a sua situação. “O quadro fiscal deu um salto qualitativo extraordinário, a governadora hoje domina todas as variáveis orçamentárias, e o Estado evolui não só para o saneamento das contas como já começa a fazer investimentos”, disse o ministro. “Estamos trabalhando em conjunto para que o projeto de reestruturação da dívida junto ao Banco Mundial seja aprovado, pois está em bom andamento”, acrescentou Mantega, afirmando ainda que as iniciativas do governo aliadas ao bom momento econômico do Estado, movido tanto pelo crescimento da agricultura quanto da indústria de bens de capital, colocará em breve o Rio Grande do Sul próximo de uma situação bem mais confortável…”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra desta e, se desejar, outras reportagens produzidas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo