Artigos

Acorda, Santa Maria! – por Gilson Piber

O dia 2 de maio serviu para referendar algo que já tinha como convicção há algum tempo. Santa Maria precisa ter o seu comércio funcionando aos domingos. Foi visível o intenso movimento nas lojas e mercados da cidade. E não me venham com aquela história de que é início de mês, o pessoal está com o dinheiro e veio gente de outras cidades. Santa Maria precisa acordar para o presente, pois, do contrário, o seu futuro será desesperador.

Quem vai investir numa cidade onde o comércio, para funcionar todos os dias da semana, fica à mercê da decisão de meia dúzia de pessoas? Estamos em 2010 e, mais do que nunca, precisamos de novos postos de trabalho e mais gente empregada. Entendo que os sindicatos devem lutar pelas suas categorias, mas, também, que essa luta deve passar pela manutenção e abertura de mais vagas. Que os sindicatos denunciem os maus empregadores e aqueles que não cumprem a legislação trabalhista.

Jornalistas, radialistas, motoristas, médicos, enfermeiros, taxistas, atendentes, garçons, vigias, policiais, frentistas, mototáxis, cozinheiros, entre várias categorias, trabalham no domingo e não morreram por causa disso. Mas, e a folga? Fica para outro dia, de acordo com uma escala e/ou pagamento de hora extra. É claro que todos merecem um domingo de descanso. A medida deve estar inserida no contrato de trabalho.

Gerar trabalho e renda é algo fundamental para o avanço de qualquer comunidade. Em Santa Maria, isso não pode ser diferente. Nossa cidade é ou não um polo regional? Municípios do porte de Santa Maria não podem parar no tempo. Alguns sindicalistas e até empresários não devem olhar apenas para o seu próprio umbigo. O olhar míope da pequenez precisa ser superado por mentes iluminadas e a vontade de crescer, avançar, gerar trabalho e renda, enfim, fazer de Santa Maria um município pujante.

Já passou da hora de as entidades representativas santa-marienses tomarem partido sobre o que é bom, efetivamente, para a cidade. Vi, de forma enfática, que a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), através do seu presidente, Paulo Ceccim, defende a abertura do comércio aos domingos. E a Prefeitura? E a Câmara de Vereadores?  Quero ouvir o prefeito Cezar Schirmer, no seu programa semanal de rádio, defendendo o comércio aberto aos domingos, bem como os vereadores na tribuna do Legislativo. Ou, também, ouvir que eles têm posição contrária. O debate sobre o assunto é fundamental.

Chega de meias palavras e de empurrar com a barriga uma situação que não é benéfica para o desenvolvimento da cidade e de sua população, principalmente aquela que não tem emprego. Acorda, Santa Maria!

Gilson Piber – [email protected]

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo