Câmara de VereadoresPolíticaSanta Maria

BENEMERÊNCIA. Homenagem a santa-marienses ilustres, destaque da Semana da Câmara

Werner Rempel e João Gilberto, que tornou-se "Cidadão Santa-mariense"

Com o perdão pelo atraso involuntário, segue o material produzido pela assessoria de imprensa do parlamento municipal, acerca da grande solenidade ocorrida ontem à noite, e na qual foram entregues os principais títulos de benemerência da Câmara de Vereadores. O texto é de Beto São Pedro, com foto de Milena Jaenisch. A seguir:

Legislativo entrega Títulos de Benemerência

Em cumprimento ao que estabelece a lei municipal 1250/66, a Câmara de Vereadores fez a entrega, em sessão solene, na noite desta terça-feira (04), dos Títulos de Benemerência concedidos anualmente pelo legislativo santa-mariense a pessoas que se destacam em suas atividades contribuindo com o desenvolvimento do município. Dirigida pelo presidente Paulo Airton Denardin (PP), a sessão durou pouco menos de duas horas, diante de um plenário lotado de familiares, amigos e admiradores dos homenageados.

O primeiro orador da sessão foi o independente Werner Rempel, que homenageou o ex-vereador, ex-deputado federal e ex-vice-governador do Rio Grande do Sul, o quaraiense João Gilberto Lucas Coelho, agraciado com o título de Cidadão Santa-Mariense. Werner lembrou a situação em que conheceu João Gilberto, no pátio da casa de um companheiro peemedebista (à época ambos pertenciam ao PMDB), na Vila Rossi, em 1980, em um tipo de reunião comum na militância do homenageado, nas quais informava a base partidária sobre as conjunturas políticas na capital do país.

Werner destacou a intensa participação de João Gilberto na vida política de Santa Maria, desde o movimento estudantil secundarista, quando foi presidente da USE, e vereador do extinto MDB, no início da década de 1970; na Câmara Federal, por três legislaturas; e na administração do Estado, quando foi eleito vice-governador, na administração de Alceu Collares, nesta época já militando no PSDB.

Após destacar ainda a participação de João Gilberto na assessoria técnica da Comissão de Sistematização da Assembléia Nacional Constituinte e ter lecionado como professor visitante na Universidade de Brasília, antes de encerrar o discurso, Werner admitiu um “erro histórico” cometido pelo partido de ambos, o PMDB, em 1988: não o escolheu para concorrer ao cargo de prefeito na sucessão de José Haydar Farret.

Em agradecimento à homenagem, João Gilberto ofereceu a “honraria do título para milhares de pessoas, em vários casos in memoriam”, entre elas, professores, colegas de estudo e trabalho, amigos, familiares e companheiro de militância. Sobre os efeitos dos seus 50 anos de militância nas relações pessoais e familiares, disse que acabou “causando ausências, dissabores e pesados ônus a…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo