ELEIÇÕES. Em um mês, campanha começa de forma oficial. Antes, há as convenções. Sete nomes definidos
Jáderson Maretoli, do Solidariedade, com Adão Lemos, do PSC, devem ser a primeira dobradinha a ser oficializada para o pleito deste ano. A convenção do SDD será dentro de duas sextas-feiras,no dia 29. Mas já naquele final de semana, entre sábado e domingo, todos os principais concorrentes serão, também, confirmados pelos filiados às agremiações.
Afinal, vai começar, nesta quarta-feira, dia 20, o período oficialmente dedicado às convenções. Mas a eleição já está nas ruas (basta ir ao Calçadão na sabatina, para perceber) e, sobretudo, nos bastidores – onde se acertam os últimos detalhes. Há poucos, nessa altura, com a confirmação de pelo menos sete dobradinhas na disputa pelo Palacete da SUCV. A propósito de tudo isso, um bom resumo pode ser encontrado em material publicado neste final de semana, pelo Diário de Santa Maria. Confira, a seguir:
“Partidos definem datas para convenções à prefeitura de Santa Maria…
…A eleição ao Executivo municipal chegou a ter 10 nomes à corrida eleitoral. Mas, agora, são sete. No pleito de 2012, foram cinco concorrentes. A mais recente desistência ocorreu na sexta-feira. O pré-candidato Tiago Aires (PC do B) abriu mão da candidatura própria para apoiar a dobrada petista Valdeci Oliveira e Helen Cabral.
– Decidi concorrer a vereador – afirmou Aires, que foi candidato a prefeito em 2012.
Antes, outros dois haviam abandonado a corrida à prefeitura: Paulo Ceccim (PR) e Sergio Cechin (PP). Ambos apoiam, hoje, a pré-candidatura de Jorge Pozzobom (PSDB), e Cechin ficou de vice do tucano.
A partir da próxima quarta-feira, dia 10 de julho, até 5 de agosto, os partidos estão autorizados a realizar as convenções partidárias para definir seus candidatos. Das sete pré-candidaturas, seis delas já definiram as datas para homologar as suas apostas ao pleito de outubro.
O Diário traz… o calendário (ao lado). Agora, a tendência é que esse seja o cenário definitivo ao pleito.
Os dirigentes partidários esperam para suas convenções a participação e adesão máxima dos filiados. Até o dia 15 de agosto, os partidos e as coligações precisam registrar seus candidatos.
Definições dos vices
A primeira pré-candidatura a definir um nome a vice foi a de Marcelo Bisogno (PDT). O partido vai de chapa pura, tendo como vice o empresário Ewerton Falk.
Para a noite da última sexta-feira, era aguardada a definição do vice de Werner Rempel (PPL). A tendência é também de chapa pura e, até o começo da noite de sexta, era apreciada a escolha do nome do vice: o do ex-diretor administrativo do Husm Carlos Renan do Amaral.
Para este fim de semana, o PSol de Alcir Martins espera dar um encaminhamento de seu vice. A sigla deve ir de chapa pura, mas costura apoio com o PCB e com o PSTU.
Outros prazos
Já para o próximo mês, dentro do calendário eleitoral, há outros prazos que passam a vigorar. No dia 16 de agosto, está autorizada a propaganda eleitoral. Ou seja, a campanha começa. Dez dias depois, em 26 de agosto, começa o período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Já em 13 de setembro, é o último dia para que os partidos políticos, as coligações e os candidatos enviem à Justiça Eleitoral os gastos de campanha dos candidatos.”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI (se você for assinante do DSM ou não tiver esgotado a quota mensal de dez notas gratuitas).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.