PIB DE SANTA MARIA. Schirmer lança programas para ampliar participação do setor primário
Um conjunto de 11 programas destinados a aumentar a produtividade do setor rural, e com isso ampliar a participação da economia primária (hoje de apenas 2%) na composição do Produto Interno Bruto de Santa Maria. Isso é o que foi lançado – e a justificativa para tanto – hoje, pelo prefeito Cezar Schirmer.
Os detalhes do lançamento e, sobretudo, dos projetos você conhece no material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Marcelo Rosa Martins, com foto de João Vilnei. A seguir:
“Santa Maria busca com os PRÓS deslanchar setor agropecuário
O PIB de Santa Maria hoje está distribuído basicamente da seguinte maneira: 84% corresponde a prestação de serviços, 8% atividade industrial e ínfimos 2% são provenientes do setor agropecuário. Com o propósito de aumentar a representação deste importante segmento na economia do município é que a prefeitura deu início, nessa segunda (3), aos programas e projetos municipais para o estímulo da produção e comercialização agropecuária no município. “Este é um dos projetos mais importantes do governo, nossa cidade possui todas as instituições e condições de ‘deslanchar’ na área”, avaliou o prefeito Schirmer. Para isso, a prefeitura apresentou 11 programas para estímulo e apoio à produção primária, são eles: Pró-Fruta; Pró-Leite, Pró-Frango, Pró-Mel, Pró-Peixe, Pró-Flor, Pró-Ovino, Pró-Horta, Pró-Agroindústria, Pró-Calcário e Programa Municipal de Inseminação Artificial. Também estão previstos dois projetos que preveem a construção de poços artesianos e de redes de distribuição de água e cisternas.
A intenção do Executivo municipal é fazer com que Santa Maria possa reverter os escassos percentuais de produtividade no setor e fazer com que a cidade tenha capacidade de produzir o que consome. O prefeito estima que Santa Maria mande para outras regiões do Estado mais de R$ 300 milhões ao importar produtos agropecuários. Schirmer pondera que a mudança do cenário no ramo agrícola deverá acontecer de forma gradativa. Ele lamentou que a cidade não tenha tradição agrícola, mas foi otimista ao projetar que Santa Maria terá através do estímulo da administração municipal “toda a estrutura e capacitação para fomentar o setor agropecuário”. Schirmer citou Caxias do Sul – por ter o maior PIB agrícola do Estado – e lembrou que Santa Maria e a região centro possuem o menor PIB per capita do Rio Grande do Sul. “É preciso pensar em um projeto regional para evitar com que haja transferência de renda e de empregos daqui para outras regiões. Podemos e devemos fazer com que esses recursos fiquem no município”, disse o prefeito aos produtores rurais que lotaram o auditório da prefeitura…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Como Ex Secretário de Desenvolvimento Rural desejo ao Prefeito Shirmer e ao Secretário Mena Barreto muito sucesso nesta empreitada, a SMDR conta com uma equipe de alto nível que vem realizando um bom trabalho.
Vale aqui destacar o exelente trabalho que vem fazendo o Veterinário Alexandre Caetano no Serviço de Inspeção Municipal.