AssembleiaReligião

ASSEMBLÉIA. Deputados homenageiam centenário da diocese católica de Santa Maria

Vereadores, o bispo, fiéis, Fabiano, outros deputados: homenagem à diocese de Santa Maria

Por iniciativa do deputado Fabiano Pereira (PT) e com a presença, entre outros, do bispo Dom Helio Rubert, aconteceu esta tarde, na Assembléia Legislativa, uma homenagem ao centenário da diocese católica de Santa Maria – que, em determinando momento, chegou a integrar os fiéis de um terço do Rio Grande do Sul.

A propósito do “Grande Expediente”, em que aconteceu a homenagem, acompanhe material produzido pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho. O texto é de Vanessa Canciam, com foto de Walter Fagundes. A seguir:

Fabiano Pereira presta homenagem ao centenário da Diocese de Santa Maria

No período do Grande Expediente da sessão plenária desta quinta-feira (10), o deputado Fabiano Pereira (PT) prestou homenagem ao centenário da Diocese de Santa Maria. “Para mim, pessoalmente, é uma grande honra poder realizar essa homenagem, aqui, na Casa do Povo. Afinal, me orgulho em dizer que foi através do trabalho e militância que tive nas pastorais e junto às comunidades eclesiais de base que iniciei a minha própria trajetória”, afirmou o parlamentar.

O orador do Grande Expediente realizou um resgate histórico sobre as ações da Diocese de Santa Maria e sobre os religiosos que nela atuaram. Conforme o parlamentar, a diocese foi criada em 15 de agosto de 1910 por intermédio de uma Bula do Papa Pio X, que dividiu a Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul em quatro circunscrições eclesiásticas. “Era uma vastidão de território sobre a competência da diocese de Santa Maria, que correspondia a um terço do território do estado”, disse. Atualmente, a diocese de Santa Maria congrega 37 paróquias distribuídas em 26 municípios…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo