AssembleiaCultura

ASSEMBLÉIA VOTA. Nova LIC estadual retira poderes do Conselho de Cultura

O Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais (Pró-Cultura) foi aprovado nesta quarta-feira, na Assembléia Legislativa. A proposta original, que teve 19 de 44 emendas aprovadas pelos parlamentares, é de iniciativa do Palácio Piratini – e foi apresentada no rastro de denúncias envolvendo o Conselho Estadual de Cultura.

Imagino que seja essa a razão, inclusive, que parte dos poderes do CEC, na gestão dos projetos incentivados pela renúncia fiscal, tenham sido retirados. Mais detalhes deste e de outros projetos apreciados pelos parlamentares você encontra no material produzido pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho. A reportagem é de Fabiane Moreira. Confira:

Aprovada nova lei estadual de incentivo à cultura

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira (29) oito projetos, entre eles o PL 294/2008, que institui o Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais (Pró-cultura), revogando a chamada Lei de Incentivo à Cultura (Lei 10.846, de 1996). Das 44 emendas, 19 foram aprovadas, sendo cinco do deputado Luis Augusto Lara (PTB), três da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da AL, cinco dos deputados Gilberto Capoani (PMDB) e Nelson Härter (PMDB), quatro do deputado Adilson Troca (PSDB), uma do deputado Ronaldo Zülke (PT) e uma do deputado Aloísio Classmann (PTB). A aprovação ocorreu por unanimidade, após um acordo entre governo e oposição.

Quanto ao debate sobre o papel do Conselho Estadual de Cultura, foram mantidas as prerrogativas do órgão na deliberação sobre o mérito cultural e o grau de prioridade dos projetos, mas a gestão do sistema e a fiscalização do uso de recursos ficou a cargo da Secretaria de Cultura. Não foi aceita a emenda do deputado Ronaldo Zülke (PT) que determinava que o Executivo aplicasse em cultura, a partir de recursos próprios, o mesmo valor depositado pelos contribuintes. Além disso, segundo o deputado Berfran Rosado (PPS), foram mantidos os princípios da chamada Lei Bernardo, que permite o acesso de pequenas empresas ao financiamento de projetos.

De acordo com o deputado Adão Villaverde (PT), o projeto inicialmente apresentado à Assembleia melhorou, mas não é o ideal. O deputado Ronaldo Zülke (PT) lembrou que o assunto já vinha sendo discutido na Assembleia há cerca de dois anos e…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo