CampanhaEleições 2010

CAMPANHA. Mesmo com DEM na parada, Dilma terá latifúndio no trololó eletrônico

Há uma única indefinição, ainda, na montagem dos palanques eleitorais. Trata-se da posição do DEM, que ameaça se retirar da aliança em torno do tucano José Serra. Mesmo que isso não aconteça, isto é, que os demos enxuguem suas lágrimas e, em torno de evitar o “mal maior”, cerrem fileiras com o principal oposicionista, no que toca à propaganda no rádio e na televisão, a petista Dilma Rousseff não terá muito o que se queixar.

Feita já a contagem de tempo disponível para o trololó eletrônico, a candidata do governo terá um tempão e tanto para fazer a sua propaganda. Bem mais que seu principal adversário. Para simplificar, dos 25 minutos disponíveis a cada 48 horas, 10 serão delas. Contra 7 de Serra e um de Marina Silva.

É, creia, um punhado de tempo adicional (que pode aumentar, se o DEM sair do jogo principal, não apoiar ninguém ou, mais improvavelmente, lançar o próprio candidato), como mostra a reportagem de Ranier Bragon e Flávia Foreque, na Folha de São Paulo. Confira:

Dilma terá 40% do tempo de TV, contra 29,5% de Serra

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, terá 40% do total do tempo de TV destinado à propaganda eleitoral dos postulantes ao Palácio do Planalto, que começa em 17 de agosto.

A fatia é 35% superior à que terá o tucano José Serra e representa fato inédito na história do PT – em nenhuma das cinco eleições presidenciais desde a redemocratização o partido ocupou o maior espaço na TV.

O predomínio se dá porque o PT e os partidos coligados a ele – com destaque para o PMDB – elegeram um maior número de deputados federais, principal critério estabelecido na lei para a definição do tempo de TV.

A situação da petista pode melhorar caso o DEM rompa com Serra e não confirme a aliança com os tucanos na convenção de amanhã, hipótese menos provável.

Se isso acontecer, Serra perde um terço do seu espaço previsto, que seria redistribuído a todos os candidatos. Dona da aliança mais robusta, Dilma herdaria 64% desse “espólio” e, assim, ficaria com o dobro do tempo de TV…”

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