Arquivo

Mais sete. Se depender da Câmara dos Deputados, Santa Maria voltará a ter 21 vereadores

Como noticiei com absoluta primazia, perto das 10 e meia da noite de ontem, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda Constitucional que aumenta o número de edis municipais. No caso de Santa Maria, as cadeiras no Legislativo voltam a ser 21.

 

Mas há uma novidade nem tão alvissareira para os parlamentares e sobre elas escreverei em nota seguinte. O que é? A redução significativa dos recursos para a Câmara de Vereadores.  Sobre especificamente essa questão, aguarde mais um pouquinho que esclarecerei. Enquanto isso, releia a nota que publiquei ontem à noite. A seguir:

 

“EXTRA. Deputados aprovam o aumento do número de vereadores. Faltam segundo turno e o Senado

 

Se depender da votação em primeiro turno da Câmara dos Deputados, Santa Maria voltará a ter 21 vereadores já em 2009. Agora há pouco, por 419 votos a 8, com 3 abstenções, os parlamentares aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional que acresce em cerca de 8 mil o número de edis brasileiros. A boca do monte fica na faixa que remonta ao período anterior a 2004: 21 cadeiras para municípios entre 250 mil e 500 mil habitantes.

 

Para tornar-se realidade, porém, ainda faltam três passos. O primeiro é a votação em segundo turno na própria Câmara dos Deputados. O que deve ocorrem em no mínimo 5 sessões deliberativas. Se não houver qualquer obstrução, é possível que isso ocorra na próxima semana.

 

Essa é a melhor hipótese. Se ela se concretizar, a PEC vai ao Senado. Lá, terá que passar pelo mesmo processo: votação em dois turnos, com 3/5 de votos favoráveis. Ou, no caso, a aceitação da proposta por 49 senadores. Tudo isso até 30 de junho – prazo máximo estipulado pelo calendário eleitoral.

 

Portanto, é um caminho longo, ainda. E imprevisível. Mas possível. Pelo menos mais do que se imaginava até hoje.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo