COISA DE GAÚCHO. Fogaça e Schirmer terão que descer do muro. Ou perderão prestígio. E voto
É coisa de gaúcho, mesmo. Aqui não se admite, como regra, a indefinição. O cara pode até não ter opinião. Será respeitado, por certo. Como se dará também se o que ele pensar não for o mesmo do adversário. Mas, em determinados temas, não há como fugir. E figuras públicas, então, correm riscos muito sérios – se o que pensa for escamoteado da sociedade. Pior ainda quando se trata de político. No território da província de São Pedro, isso é inadmissível.
Feita essa preliminar, temos um fato próximo e outro nem tanto. O prefeito Cezar Schirmer diz que receberá todos os candidatos que aqui vierem, institucionalmente. Já aconteceu, por exemplo, com José Serra (PSDB), que concorre ao Planalto. E também com Ana Amélia Lemos (PP), que busca vaga no Senado, o mesmo ocorrendo com Paulo Paim (PT), que pretende mais um mandato na Câmara Alta. Aliás, seu gabinete recebeu, semana passada, Tarso Genro (PT), candidato ao Palácio Piratini. Este, certamente, seu adversário,na disputa estadual.
Mas, e para Presidente da República? Até agora, Schirmer não falou nada – embora seja lícito supor, pelos contatos e alianças que mantém aqui, que a candidatura tucana possa se constituir na preferida. Mas é, mesmo? Ou será apenas maldade de seus adversários?
Pior, mas pior meeeesmo, é a situação de José Fogaça, peemedebista como o prefeito santa-mariense e, sobretudo, candidato ao Palácio Piratini. Por conta de uma provável neutralidade partidária (que tem o candidato a vice na chapa da petista Dilma Rousseff), em função da divisão interna regional, tem-se dito que ele ficará quieto. Como? De que jeito? Não tenho idéia.
Mas o que sei, a sobreisso não reside qualquer dúvida, é que o “murismo” de Fogaça pode, simplesmente, voltar-se contra ele. Afinal, Tarso Genro obviamente levanta a bandeira petista-peemedebista de Dilma/Michel Temer. E Yeda Crusius, aliada com o PP da província, mesmo que o cara não tenha, assim, muito entusiasmo por ela, levantará a bandeira de José Serra – por sinal muito bem nas terras de São Pedro.
OPINIÃO CLAUDEMIRIANA: Fogaça perde voto, se não descer do muro. E ele deve tomar muito cuidado para não ser em quantidade capaz de exonerá-lo de um eventual segundo turno. É coisa de eleitor gaúcho, claro. Mas, afinal, onde vivemos?
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ÔOOOOOOOOOO brasil …o partido apoia um candidato e pessoas dentro do partido apoiam outro…se não concordam com o rumo do pmdb porque não vão para o psdb?
@JOÃO ROCHA
Mas o Shirmer gosta de fazer de salame né João,vai levar tentiado , na última hora e pula pro lado melhor, aliás ele tem essa premissa por ser do PMDB,tem 2 opções o PMDB do anti Lula e o PMDB pró Lula.
cacatu será que o prefeito não está esperando a próxima pesquisa para se definir pois o serra era disparado mas como a dilma já passou ele o prefeito tá esparando para pular do muro antes que ele caia, cade o orgulho do pmdb de participar do governo do presidente LULA, acabou depois de se eleger OLHA DOR DE BARRIGA NÃO DÁ UMA VEZ SÓ. será que o prefeito lembra de quanto o FHC mandou para Santa maria e o LULA? apesar que isto não importa o prefeito tem a criatividade a seu favor (como ele mesmo diz)
Uma coisa é certa a preocupação com a força do PMDB de Fogaça. As dores e as mágoas dos PTzinhos é visivil chorram e se rolam, o Tarso é muito ruim fala do PMDB e diz que este nunca ajudou o governo Lula, mas ainda assim Lula que não é nada bobô prefere o PMDB que a alguns companheiros que convenhamos mais estragam do que colaboram, pois bem óbvio que os visados são os mais fortes e neste caso é o futuro governador Fogaça, o Rio Grande sabe o que quer e essa não vai ter nem graça. E antes de falar do PMDB lembrem se que o governo Lula tem 6 ministros do PMDB e agora quer que Temer comande o espetáculo.
Não é preciso bola de cristal para saber que o PMDB gaúcho apoiará Serra.
Se não o fizerem explicitamente, colocarão seus cabos eleitorais a fazê-lo.
Se o fizerem abertamente, não sofrerão qualquer tipo de intervenção, pois a quadrilha do PMDB “neopetista” formada por Sarney, Calheiros, Geddel e o “avatar de Drácula” (boa esta né?) chamado Michel Temer não têm coragem de se meter na região sul.
Todos no PMDB gaúcho terão que tomar posição.
Se não o fizerem perderão votos, e se o fizerem a favor de Dilma (como Mendes Ribeiro quer) perderão mais ainda.
Esperemos para ver…
O Schirmer e o Folgaça devem ser daquelas pessoas que ao serem questionados sobre a sua falta de posição, afirmam: “Mas, tchê, encima do muro também é uma posição!!!!”
Mas, gente, vamos entender. Isto faz parte do jogo de cena do candidato Folgaça. Ele não diz que quer pacificar o Rio Grande? Então? Ficando encima do muro ele não briga com ninguém. O povo acredita, vota nele e depois se estrepa. Na eleição que vem invertem os papéis, Yeda faz o mesmo discurso, o povo acredita vota nela e assim, sucessivamente, e o Rio Grande? Bem, o Rio Grande…
Eu acho que o Prefeito Shirmer não está em cima do muro, não é o estilo dele , imagino que ele prefira o Serra mas está esperando o momento certo para dizer isso.