Arquivo

Pesquisa. Só 16 em 100 não consideram Lula “o cara”. E para sucedê-lo 56% ainda não sabem

A aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva bate recorde a cada novo levantamento, independente do instituto que faz a pesquisa. Agora foi o Sensus, sob encomenda da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Uma síntese está no texto a seguir, publicado pelo sítio Congresso em Foco. Lá embaixo, um adendo meu, sobre 2010. Confira:

 

“Governo Lula atinge recorde de aceitação, diz Sensus

Pesquisa divulgada hoje (22) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), realizada pelo instituto Sensus, revelou que a avaliação positiva em relação ao governo Lula atingiu índices recordes em setembro. Segundo dados do estudo, a aceitação atingiu 68,8%, em contrapartida aos 57,5% alcançados em abril deste ano, o que mostra um crescimento de mais de dez pontos percentuais.

A avaliação é a melhor desde 2003, ano em que tomou posse e obteve 83,6% de aprovação. Entre as duas mil pessoas entrevistadas nos dias 15, 16 e 17 deste mês, em 136 municípios de 24 estados, somente 16,6% desaprovaram a atuação do presidente.

A pesquisa mostrou também qual a tendência do eleitorado brasileiro para a eleição presidencial de 2010. Em votação espontânea, Lula aparece com 23,4% das intenções de votos, seguido com distância do tucano José Serra (PSDB), atual governador de São Paulo, com 6,7%; do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), com 3,3%; e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), que teria 1,9%. O percentual de indecisos, no entanto, foi elevado, sendo que 56,7% dos entrevistados não sabem em quem votarão.

Em sua conclusão, a pesquisa atribui o crescimento da aprovação ao presidente Lula ao “bom momento da economia e ao discurso direto que ele tem em relação à população”. Segundo os levantamentos do CNT/Sensus, Lula atingiu a maior popularidade de um governante desde o início dos estudos feitos pelo grupo. Os destaques do governo são para o Bolsa-Família, Bolsa-Alimentação, Bolsa-Escola, Vale-Gás, Programa Fome Zero e Programa Primeiro Emprego.”

ADENDO CLAUDEMIRIANO: houve quem escrevesse, e não está correto, que Lula não transfere votos para Dilma Rousseff. Só faltou complementar: por enquanto. Afinal, quase seis em 10 brasileiros não têm idéia ainda em quem votar. E Serra, o primeiro e mais sério concorrente, ainda conta com o “recall” de 2002 e com o fato de governar São Paulo, o estado mais midiático do País. Faz sentido. Eu apostaria, porém, que o Presidente, a persistir o índice de popularidade, conseguirá emplacar quem quiser como candidato, no mínimo, pra lá de competitivo. E ganharia? Bem, aí já é outra coisa.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e publicadas pelo sítio Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo