E HÁ SAÍDA? Demos fazem biquinho mas engolirão Álvaro Dias como vice de Serra

Há bons indícios (segundo avaliação de vários observadores cujos textos li) de que Alvaro Dias, o senador tucano do Paraná, longe está de ser o candidato ideal – inclusive porque não é dado a muitas sutilezas, menos ainda discrição e bom tom – para José Serra, o candidato oposicionista à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva.
Também é evidente que, mais uma vez, o PSDB se atrapalhou na hora (que, aliás, já está beeem atrasada) de escolher o candidato a vice. Inclusive na comunicação entre os partidos que compõem a aliança contra Dilma Rousseff, do PT. Mais ainda por confiar no boquirroto (o que não é ato criminoso, ao contrário de não dizer onde colocou R$ 4 milhões que confessou ter recebido irregularmente) Roberto Jefferson, do PTB – e que noticiou ao planeta, antes de todos os interessados saberem da escolha de Dias.
Ainda assim, e por vários motivos outros, como poderá o DEM reivindicar o posto – e, mais do que isso, depois de expor pela internet todo seu descontentamento, aversão e outras cositas mas em relação ao escolhido – se não somar nada para a aliança?
Pior ainda é a “ameaça” de alguns demos da direção, que andaram dizendo (e escrevendo no Twitter), de sair da coligação? Hein? E vão para onde? Fazer o quê? Estão irremediavelmente presos à oposição e ao PSDB. De modo que vale o que está lá no título desta nota: o biquinho é só o possível neste momento. O DEM engolirá Dias, assim como deglutiria qualquer outro nome que lhe fosse apresentado. Ponto.
Com mais talento, outras palavras, mas o mesmo entendimento deste (nem sempre) humilde repórter, quem opina é o jornalista Paulo Moreira Leite, da revista Época. Confira o que ele escreveu ainda no sábado e é, penso, a expressão absoluta da realidade. Ah, a foto é do arquivo da Agência Brasil. A seguir:
“Quem não quer Alvaro Dias
Informado da opção de José Serra pelo senador Alvaro Dias por causa de um Twitter indiscreto do ex-deputado Roberto Jefferson, o DEM não gostou da decisão, ofendeu-se porque não foi ouvido antes, mas não dá sinais de que vai além de derramar lágrimas protocolares como protesto. Uma parcela do DEM já se conformara com a possibilidade de não fazer o vice e agora aceita a lógica de uma escolha que poderá trazer 3 milhões de votos de vantagem no Paraná.
Além disso, caciques do partido sonham com uma fusão com o PSDB no pós-Lula. O problema real é o deputado Rodrigo Maia, presidente da legenda que se especializou em cultivar inimigos entre os próprios aliados. Um deles se chama, justamente, Alvaro Dias. Meses atrás, Rodrigo Maia deu entrevistas dizendo que nunca apoiaria José Serra.”
PARA LER OUTRAS NOTAS DE PAULO MOREIRA LEITE, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
O Sandro Dias é que não vai gostar dessa decisão do PSDB, é capaz de causar um movimento de protesto no DEM de Santa Maria.
Agora vai!
Vai vir a verdade na próxima pesquiza, o efeito do vice trará denovo mais queda e a decepção aparecerá na cara dos tucanos e aí nem nem sopa de mocotó dará resultado para levantar os animos da fraca militancia do PSDB-DEM-PTB-PPS e PMDB Gaúcho do ultrapassado Pedro Teatral Simon.