Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Educação

EDUCAÇÃO. Tarso, professor Honoris Causa da Urcamp. Pimenta e Mainardi, Colaboradores Beneméritos

Tarso Genro, com a reitora: “vários laços com Bagé”

Foi ontem à noite, em Bagé. O ex-ministro da Educação, Tarso Genro, o ex-prefeito daquela cidade, Luiz Fernando Mainardi, e o deputado federal santa-mariense Paulo Pimenta, foram homenageados pela Urcamp. O primeiro com o título de professor Honoris Causa. Os outros dois como colaboradores beneméritos.

A distinção concedida pela Urcamp se deve à atuação dos três para projetos de educação daquela universidade. Os detalhes e os porquês, além da manifestação da reitora Virgínia Brancato de Brum e dos três homenageados você encontra no material produzido pelo Departamento de Comunicação da Urcamp. As fotos são de Munique Monteiro/JM. Confira:

Tarso Genro é professor Honoris Causa da Urcamp

Em seu primeiro ato público, a reitora da Urcamp, Virgínia Brancato de Brum, realizou a entrega da distinção de professor Honoris Causa ao ex-ministro da educação e da justiça, Tarso Genro, e de colaborador benemérito ao ex-prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, e ao deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). A cerimônia transcorreu no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza e contou com a presença de várias autoridades locais, entre elas, a do prefeito de Bagé, Luis Eduardo Colombo dos Santos.

Mainardi, Tarso e Pimenta, com a reitora da Urcamp

No discurso de abertura, a reitora da Urcamp, Virgínia Brancato de Brum, destacou a importância do idealismo diante das dificuldades: “idealismo resguarda um povo”, destaca. A reitora afirma que muitas vezes o ideal supera em prestígio e conseqüências o próprio bem material. Ao prestar homenagem ao trabalho desenvolvido pelo ex-reitor Francisco Arno Vaz da Cunha, Virgínia salientou a qualidade do trabalho de Pimenta e Mainardi na implantação do maior programa de inclusão realizado em universidades comunitárias no país, o Programa de Ensino Superior Comunitário – Proesc. “Para sempre ficará o reconhecimento a estes homens”, assinala.

Em uma solenidade que atende ao regimento formal dos ritos acadêmicos, a diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Urcamp, Maria Luiza Lorenzoni Bernardi, colocou as vestes talares em Genro. O ex-ministro classificou a homenagem como a mais intensa que já recebeu, tendo em vista que o motivo do reconhecimento foi o profundo vínculo que tem com a região. “Tenho vários laços com Bagé. Talvez o mais importante seja o de auxiliar na implantação do Proesc. Um programa inovador que mostra resultados”. Para Genro, o fato de ter contribuído com a Urcamp e região, permite o estreitamento de seus laços com a instituição.

Já o deputado Federal Paulo Pimenta afirmou que a história irá reconhecer a real importância para a região sul e fronteira oeste do Rio Grande do Sul: “A Urcamp tem um papel que ainda será reconhecido de uma forma muito mais ampla. Sua contribuição com a transformação da região da campanha e da fronteira oeste demonstrou-se essencial ao longo do tempo”. O deputado aproveitou a ocasião para homenagear o ex-reitor Arno Cunha. “Arno sempre foi um grande líder que sempre se dedicou a esta instituição”, destacou. Para finalizar Pimenta ressaltou que o Proesc se deve muito à criatividade de Mainardi e à sensibilidade de Genro.

Em seu discurso, aplaudido em pé pela plateia, por cerca de 1minuto, Mainardi relembrou sua trajetória na cidade. “Cheguei em Bagé há 31 anos. Ainda com aqueles ideais compartilhados com meu já amigo Paulo Pimenta, então um líder estudantil em Santa Maria. Tínhamos o ideal de eleições diretas, queríamos educação para todos e um salário digno para o trabalhador. Hoje conseguimos realizar muitas destas metas e, graças ao Proesc, podemos ver o orgulho em famílias da periferia estampando em frente as suas casas a homenagem a seus filhos que conseguiram ingressar no Ensino Superior na Urcamp, isto é uma forma de realização”, enfatiza, ao se revelar emocionado com a homenagem. “A melhor herança é a educação e os objetivos na vida são conquistados sobretudo com muita persistência”, finalizou evocando três vivas à educação.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo