CampanhaEleições 2010Partidos

EM CIMA DA HORA. Oposição, com Serra, terá o PTB. Mas PP tende a subir o muro

Brincadeira à parte, Roberto Jefferson (o homem dos R$ 4 milhões) pode indicar o vice-presidente na chapa oposicionista de José Serra, do PSDB. Afinal, o seu PTB deve mesmo confirmar a aliança com os tucanos – ainda que isso possa não se reproduzir nas coligações regionais em todo o País.

De outra parte, o senador Francisco Dornelles pode ser tirado da lista de possíveis segundos de Serra. A tendência, no momento, é o PP repetir o PMDB de 2006, não concorrer a nada nem apoiar ninguém, nacionalmente. E cada um se vire como quiser, nos Estados. No Rio Grande, por exemplo, o partido é serrista.

Essas definições acontecem obrigatoriamente nos próximos dias, com a realização das convenções dos partidos acessórios aos principais (PT, PMDB, PSDB e até o PV de Marina Silva já realizaram as suas). E, especificamente em relação a PTB e PP, acompanhe a reportagem de Malu Delgado, publicada n’O Estado de São Paulo. A seguir:

PTB fecha com Serra e Dilma ainda espera o PP

Sob o comando do ex-deputado Roberto Jefferson (RJ), autor das denúncias sobre a existência do mensalão em 2005 que abalaram o governo do presidente Lula, o PTB sacramenta, sábado, 19, o apoio formal a José Serra (PSDB) na disputa presidencial. O tucano discursará na convenção da sigla, em São Paulo.

Mesmo com o PTB na coalizão, contudo, sua rival do PT, Dilma Rousseff, ainda disporá de maior tempo na TV durante o horário eleitoral gratuito. O PT ainda alimenta esperanças de uma aliança formal com o PP, o que se tornou mais factível depois de descartada a inclusão do presidente da legenda, senador Francisco Dornelles (RJ), na chapa tucana como vice de Serra.

“A única certeza que temos é que eles não vão se coligar com o Serra”, disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra. O PP termina até amanhã novo levantamento sobre preferências dos diretórios regionais na disputa.

Emissários de Dornelles fizeram chegar ao PT a informação de que o partido poderá não realizar uma convenção nacional, para evitar traumas. Mas a cúpula do PT acredita que, se for a voto, o apoio a Dilma é majoritário no PP. “A maioria do partido quer a aliança com Dilma. A tendência é fechar com o PT e deixarmos os Estados livres”, afirmou o deputado Mário Negromonte (BA), ex-líder do PP na Câmara…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo