ESTRADAS. Projeto de Pimenta propõe a vistoria anual das BRs pelo DNIT

A idéia do deputado federal Paulo Pimenta (PT), contida no projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados é fazer com que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realize vistorias anuais nas BRs e nas obras como pontes e viadutos. Provavelmente (é palpite claudemiriano) agilizada a partir do incidente com a ponte das proximidades de Agudo, no início do ano.
É, creio, uma boa proposta. E que, por sinal, está tramitando em caráter conclusivo – se aprovada nas comissões de Viação e Transportes e Constituição e Justiça, e não houver recurso, valerá sem precisar passar pelo plenário. O que significa vigorar de imediato.
Para saber mais detalhes do projeto (e sua tramitação) do parlamentar petista, acompanhe a reportagem de Rachel Librelon, com foto de Elton Bonfim, produzida pela Agência Câmara de Notícias. A seguir:
“Projeto prevê vistoria anual do Dnit em rodovias federais
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7400/10, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que atribui ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a realização de vistoria anual das rodovias federais e das obras rodoviárias – como ponte e viadutos -, para apontar seus problemas. De acordo com a proposta, quando forem detectados riscos o Dnit deverá tomar medidas reparadoras urgentes ou de curto e médio prazos.
Com isso, o deputado espera que sejam evitadas interrupções de rodovias federais por causa da destruição ou deterioração de pontes, viadutos, aterros e outras obras viárias. A proposta muda a Lei 10.233/01. Atualmente, o Dnit responde pela administração dos programas de operação, manutenção, conservação, restauração e reposição de rodovias, mas não há previsão de vistoria periódica…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
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Paulo!
Saudações!
Realmente, tu não me entendeu. Mas, tudo bem, deixa pra lá.
Um abraço!
uÉ, não entendi o Jáder….se não consertar, é ruim….se consertar é ruim também??? Bom, creio que a qualidade das obras é ponto a discutir mesmo (todas, inclusive as obras privadas…lembremos que são empresas “eficientes” e privadas as que fazem esse serviço!!!). Creio que a melhor coisa a fazer é acelerar a REATIVAÇÃO DAS BALANÇAS , pois o que detona elas é o excesso de peso dos caminhões, bi-trens, etc.
Agora, “pelamordedeus”! A César o que é de César! As BR´s em geral estão ÓTIMAS!
Mais uma lei para fazer cumprir o que já é atividade fim do DNIT? Sei lá… Só falta lei determinando de quantos em quantos dias a Polícia Federal deverá realizar um operação!!
Aplausos ao deputado santa-mariense que não cansa de trazer dinheiro para Santa Maria. Porém, penso que, com relação ao projeto de lei para que o DNIT fiscalize as pontes e rodovias, creio que haverá uma inversão de valores. O que deveria ser fiscalizado com todo o rigor não são depois de prontas e sim durante as suas construções. Uma vergonha! Além de hiper-faturadas, a qualidade é péssima. Aqui, nas nossas barbas temos dois exemplos disso. A faixa nova de Camobi que foi totalmente recapada há +- 2 anos e já está sendo novamente “consertada”. E a outra vergonha é a rodovia que liga S.Maria a Rosário do Sul. Incrivelmente,´em alguns trechos, já está sendo também “consertada”. Um vergonha, para não se dizer outra coisa.