CampanhaEleições 2010Estado

FOGAÇA, TARSO, YEDA. Agora é com eles. A campanha oficial vai, enfim, começar

Tarso, na convenção do PT: pesquisas o favorecem, neste momento

Ainda estou tentando entender o que seja “imparcialidade ativa”, a expressão usada por José Fogaça para “explicar” a posição de “neutralidade “ do PMDB do Rio Grande do Sul em relação à eleição presidencial. Por mais que me esforce, continuo pensando que é o velho (e nada bom) “muro”.

O fato objetivo é que boa parte do peemedebismo gaúcho, incluído o santa-mariense Cezar Schirmer (que tem dificuldade para conviver politicamente com o PT, embora o trocão que sua prefeitura recebe do Governo Federal e com o qual vem tocando as principais obras da sua administração), gostaria mesmo é de fechar com José Serra, do PSDB – exatamente por conta das divergências locais (e até ideológicas, num sentido mais amplo) com o petismo. No entanto, um grupo interno menor, mas talvez não tão pequeno, gostaria de apoiar Dilma Rousseff, do PT. E também se inclui no grupo dilmista, especialmente, o parceiro de chapa de José Fogaça, o PDT do vice Pompeo de Mattos. Daí, provavelemente, a tal “imparcialidade ativa” – o que quer que signifique.

Fogaça, na convenção do PMDB: militância em forma, um trunfo

Aí está, de todo modo, a única dúvida efetiva em relação à campanha eleitoral no Rio Grande, depois de encerrado o período das principais convenções – a do PTB, na quarta-feira, que respaldará a aliança para a Câmara dos Deputados com o DEM, é irrelevante, do ponto de vista da disputa pelo Palácio Piratini. No demais, tudo nos conformes. O PT apóia o PT (junto com PSB, PR e PC do B) e o PSDB apóia o PSDB (junto com DEM, PTB e PPS, no plano nacional).

O petismo vai de Tarso Genro, o tucanato (com o apoio regional do PP e do PPS) entra na disputa com Yeda Crusius em busca da reeleição. Bem atrás nas pesquisas do momento, Yeda vai crescer. Quanto? Não se sabe. Suficiente para abrir caminho rumo ao segundo turno? Há quem acredite. De todo modo, quem comanda e polariza a disputa, hooooje, é a dupla PT/PMDB. Com Tarso e Fogaça, ambos ungidos por animadas convenções sabatinas. Yeda, oficializada na domingueira, está no jogo. É o que se pode dizer, neste momento.

Yeda: afinada com PP e PPS, busca abrir caminho entre favoritos

EM TEMPO: com o fim das convenções, e o prazo derradeiro é quarta, e a última data para inscrição de chapas fixada para 5 de julho, resta esperar a campanha oficial (a extra-oficial já está na estrada faz um tempão), que começa no dia 6 e vai até 2 de outubro – período em que se permite a distribuição de material de propaganda e a realização de carreatas e outros atos públicos.

No rádio e na televisão, o trololó inicia em 17 de agosto, se prolongando até 30 de setembro. O pleito é no dia 3, o primeiro domingo de outubro. Se ninguém obtiver (a hipótese mais provável, no território gaúcho) 50% mais um dos votos válidos, haverá uma segunda rodada, entre os dois melhor classificados. E esse prélio se dará em 31, o último domingo do mesmo outubro.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo