Acontece na noite desta terça-feira, no Avenida Tênis Clube, o tradicional jantar promovido pela Câmara de Comércio,Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). A ocasião é aproveitado para homenagear empresas do setor secundário que se destacaram no último ano.
Em 2010, são cinco os segmentos que receberão o “Mérito Industrial”. E, na própria solenidade, uma inovação desta edição, duas delas receberão ainda os troféus Destaque Indústria 2010 e o Destaque Indústria Pequeno Porte 2010.
A assessoria de comunicação da entidade produziu material acerca do evento e, também, com detalhes acerca dos premiados (exceto uma que, por opção interna, preferiu não oferecer maiores informações). É exatamente esta reportagem, com texto e foto de Letícia Sarturi Isaia, e distribuída na tarde desta segunda-feira, que passo a reproduzir. A seguir:
“CACISM homenageia empresas de cinco segmentos industriais
Amanhã (terça) à noite, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM) homenageia cinco empresas do setor industrial que se destacaram no ano. Sob a temática “Os tempos modernos”, a cerimônia de premiação ocorre no Jantar do Dia da Indústria, às 20h, no Avenida Tênis Clube. Os convites podem ser adquiridos na entidade e pelo telefone 3222-7600.
Na homenagem, os empreendimentos indicados pelas entidades representativas de cada segmento recebem o diploma Mérito Industrial 2010. As empresas também concorrem a outras duas premiações – os troféus Destaque Indústria 2010 e Destaque Indústria Pequeno Porte 2010. Os ganhadores serão revelados apenas amanhã, quando os envelopes forem abertos na cerimônia.
As indústrias homenageadas tiveram seus trabalhos reconhecidos através de critérios como responsabilidade social, benefícios aos colaboradores, qualidade, tecnologia em informação e crescimento e resultados. Foram indicadas pelo Sindicato das Confecções, Sindicato do Setor Cerâmico, Sindicato das Indústrias de Metal Mecânica e Material Elétrico (Simmmae), Sindicato da Indústria da Construção de Santa Maria (Sinduscon) e Sindicato do Setor Moveleiro.
O Mérito Industrial 2010 vai para:
Setor Cerâmico: Cerâmica Pallottti
Com tradição de mais de cinco décadas no mercado, a Cerâmica Pallotti produz diversas peças cerâmicas e lajes pré-moldadas. Nos últimos tempos, a empresa transformou o foco de produção e, para isso, reduziu a fabricação de tijolos, considerados blocos comuns de vedação. Hoje, os principais produtos são blocos estruturais, populares na construção civil brasileira.
O empreendimento tem um compromisso com a sociedade não só no desenvolvimento de mercadores de qualidade, mas com obras sociais. A sua produção gera recursos investidos por sua mantenedora, a Sociedade Vicente Pallotti. A Cerâmica Pallotti oferece um curso de paisagismo para capacitar ao trabalho cerca de 30 jovens de baixa renda, na faixa etária de 14 a 18 anos.
Setor de Confecção: Evollution Confecções
A história da Evollution Confecções começou a ser “costurada” em 1994, quando produzia moda feminina e infantil. Desde então, a empresa cresceu, aumentou as parcerias de trabalho e aprimorou o conhecimento dos funcionários através de capacitações para suprir a falta de mão de obra especializada. Em 2010, a soma destas vantagens já rendeu um crescimento de 3% no negócio que, há nove anos, é voltado apenas para a produção de roupas femininas na linha esportiva.
Para atender a necessidades e preferências das mulheres, a Evollution investe em tecnologias, cursos de desenho técnico e modelagem e acompanha as tendências de moda. A confecção, baseada em tecidos como supplex e viscolycra, atualiza as estampas a cada 15 dias.
No ano de 2006, a fábrica de confecções foi transferida para um pavilhão próprio, com 426 metros quadrados. Lojas do Amazonas, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul estão entre os parceiros comerciais, que adquirem produtos como calças, corsários, leggings, shorts, jaquetas, tops e regatas.
Comprometida com responsabilidade social e ambiental, a empresa não usa produtos que agridam o meio ambiente, e os descartes de retalhos são doados a entidades para reaproveitamento. Também está compromissada com o bem-estar dos mais de 20 funcionários, que, entre os benefícios, recebem estudos de ergonomia para adequar a postura física a cada equipamento utilizado.
Setor Moveleiro: Mobilha
Fundada em 1984, a Ilha Moveis Sob Medida Ltda – Mobilha é voltada para projetos de mobiliário adequados às necessidades do cliente. Com sede própria, na Rua dos Canários, no bairro Juscelino Kubitschek, produz móveis residenciais e se especializou no planejamento e na fabricação de móveis para entidades institucionais e comerciais. As áreas de abrangência estão focalizadas na região Central e metropolitana de Porto Alegre.
No início da década de 90, a Mobilha sentiu a necessidade e a importância do planejamento na fabricação de móveis e foi uma das pioneiras do segmento moveleiro agregar um desenhista/projetista à equipe. A mudança no processo produtivo ocorreu em 1999, quando o trabalho, que antes era centrado no marceneiro, voltou-se para o setor de projetos e planejamentos. As alterações foram arcadas pelo uso de novas tecnologias, com o emprego de softwares específicos, que especializaram as funções e padronizaram medidas e matérias-primas. Fatores que resultaram em maior agilidade, produtividade e qualidade os produtos e serviços.
A Mobílha também inovou, em agosto de 2006, ao ser a primeira fábrica de móveis da cidade a montar um showroom. O espaço, localizado na esquina das ruas Venâncio Aires e Serafim Valandro, aproxima os clientes das tendências do mercado e dos produtos fabricados pela empresa. Isso resultou em incremento de 150% nas vendas e 12% nos resultados.
O quadro profissional é composto por 25 pessoas, entre colaboradores da fábrica e designers, que contam com cursos de capacitação. Desses, seis entraram como aprendizes e, após 16 anos, ocupam os principais cargos de chefia da empresa. Fato que orgulha o empreendimento.
Setor Metal Mecânico – Agrimec
A Agrimec Agro Industrial e Mecânica foi fundada em maio de 1974 e aposta em conceitos como inovação e tecnologia. A empresa, instalada numa área de 67 mil metros quadrados no Distrito Industrial, é centrada no desenvolvimento de maquinários e peças para culturas associadas a terras altas, como a de arroz, soja e cana-de-açúcar.
O principal cliente da marca Agrimec é o produtor rural, que pode usufruir do serviço de outras empresas do grupo: Insumec – Insumos e Mecanização, Acepeças, Intecsol – Indústria de Tecnologia Solar e Idema – Indústria, Comércio e Engenharia. A expansão para produtos associados a lavouras como a canavieira propiciou o crescimento da participação da empresa no mercado interno brasileiro, além do reconhecimento nas práticas agrícolas.
Este ano, o empreendimento santa-mariense foi agraciado com o prêmio Distinção Indústria 2010, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). A premiação, que destaca avanços em tecnologia, design e inovação no Estado, foi atribuída ao Multicultivador e Pulverizador Canavieiro sob Palha, um produto lançado em abril, na última edição da Agrishow (Ribeirão Preto, SP).
A linha de produtos é formada por maquinários destinados a fenação, preparo e irrigação do solo, plantio, colheita e terraplanagem. Antes de serem vendidos, as máquinas são levadas a lavouras de teste. A Agrimec possui duas unidades de campo, nos distritos de Passo das Tropas e Pains. Os produtos também são exportados para países da América Latina e do continente africano, como Angola e Moçambique.
Setor Construção Civil – Supertex”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
e´ muito interessante