Jornalismo

JORNALISMO. Por que é importante aprovar a “PEC do Diploma”, de Paulo Pimenta?

Está em discussão, na comissão especial constituída na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda Constitucional de autoria do santa-mariense (e jornalista) Paulo Pimenta (PT), e que repõe a obrigatoriedade do diploma de curso superior para o exercício da profissão.

Audiências públicas estão sendo realizadas, com o direito à manifestação de empresários e trabalhadores, até que, provavelmente no final do mês, seja votado (e se prognostica a aprovação) o parecer do relator, Hugo Leal, do PSC do Rio de Janeiro.

Mas, afina, por que se considera tão importante assim a restituição da obrigatoriedade retirada pelo Supremo Tribunal Federal, há cerca de um ano? Pooois é. Ah, acompanhe, a propósito, texto da veterana jornalista Vera Spolidoro, na coluna “Polis”, que ela assina no jornal eletrônico Sul 21. A seguir:

Diploma de jornalista: a quem interessa?

Pode parecer que o assunto é de interesse apenas dos jornalistas. Mas não, e explico o porquê. Há um ano o Supremo Tribunal Federal decidiu que não é necessária formação superior para exercer o jornalismo, com o argumento de que a exigência ia contra a liberdade de expressão. Como se liberdade de expressão e uma boa formação profissional fossem coisas opostas.

Emenda

Agora, comissão especial criada pela Câmara Federal vai analisar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que restabelece a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão.

Equívoco

A PEC foi apresentada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), em resposta ao julgamento do STF. Pimenta considera a decisão do Supremo equivocada, inclusive quanto à interpretação do artigo 220 da Constituição, que trata da liberdade de expressão.

Abusos

O deputado Pimenta, que também é jornalista, disse à…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo