LUNETA ELETRÔNICA. Um carro imparcial, Padilha e Pimenta no Twitter, Marchezan Jr e Júlio…
* Pergunta através de mensagem por celular: “carro utilizado pelo vereador Tubias Calil conta com o adesivo ‘Sou PMDB e voto Serra’. Isso significa algo?
* Resposta do repórter: nããão sei. A não ser, quem sabe, que signifique a tal “imparcialidade ativa” proposta por José Fogaça. Será?
* Quem se deu ao trabalho, na tarde deste domingo, entre meio dia e 2 da tarde, de acompanhar as “twitadas” de Eliseu Padilha talvez tenha chegado à mesma conclusão deste repórter.
* Trata-se, o Twitter, de interessante instrumento de mobilização de militantes. E mais: eficiente. O peemedebista Padilha, dos que este sítio segue, está bem adiante dos demais.
* Dos santa-marienses que participam do portal dos microblogues, o que melhor o utiliza (inclusive para o mesmo objetivo de Padilha) é o petista Paulo Pimenta.
* Os outros também estão aprendendo. Como acontece igualmente com este repórter – é bom reconhecer, num (raro) momento de humildade.
* Por iniciativa do vereador Jorge Trindade (PT), haverá nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores, mais uma sessão especial – às 6 de atarde, depois da ordinária.
* Desta vez, a homenagem será para o Centro de Tecnologia da UFSM, que completa três décadas de existência.
* Aliás, preparemo-nos: a partir de agora, exceto se por provocação do Executivo (o grande legislador da comuna, da província e da nação), dificilmente alguma coisa importante será votada.
* Tudo, mas tudo meeeeesmo, vai girar em torno da campanha eleitoral. E, além dos edis candidatos, Sandra Rebelato (PP) e Tubias Calil (PMDB), os demais passam a preocupar-se com seus próprios apoiados.
* Inclusive porque, e essa é a praxe nativa, campanha agora pode gerar a contrapartida dentro de dois anos, quando os atuais vereadores vão buscar a própria reeleição.
* Em tempo: o raciocínio (e a prática) vale também na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Espere sentado alguma votação relevante antes de 3 de outubro.
* Uma regional: Júlio de Castilhos está pleiteando recursos na ordem de R$ 20 mil para, junto com a contrapartida do município, instalar uma padaria comunitária no bairro Tancredo Neves.
* O estabelecimento faz parte do Projeto Empreendedorismo, executado pela secretaria municipal de Assistência Social, e inserido no Programa Emancipar RS, do Governo do Estado.
* Quem está buscando a liberação da verba, a pedido da vice-prefeita, Vera Maria Schornes Dalcin, é o deputado Nelson Marchezan Jr (PSDB), que trata do assunto junto à Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social.
* Vale a pena o esforço, pois o Emancipar RS, em Júlio, já capacitou, segundo informações da assessoria do parlamentar, nada menos que 611 pessoas. E a futura padaria pode gerar entre 15 e 20 postos de trabalho.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Eu espero que a candidatura do Calil vá Serra abaixo para outra vez ele não vim fazer falsas promessas aqui em Camobi.