Em maio de 2009, foram vendidos nas concessionárias santa-marienses, exatos 456 carros (entre comerciais leves e automóveis) 0 Km. Neste ano, foram 341 (como antecipei AQUI na tarde desta terça). Uma sensível redução, coisa de 20%, aproximadamente.
Nos primeiros cinco meses do ano passado, foram emplacados em Santa Maria nada menos que 2.222 unidades. Agora, em 2010, no mesmo período, a venda desses carros novos alcança 2.037 – ou algo como 10% menos do que em 2009.
A questão é: o fim do desconto (ou, em alguns casos, eliminação) do IPI significa também acabar com o “boom” do mercado na boca do monte?
A resposta é sim. Ou não. Depende de como a questão é encarada. Afinal, a queda é real, e disso não se pode fugir. Mais que isso, é bastante possível que se mantenha num patamar menor até o final do ano, e longe estaremos de alcançar os incríveis 5.634 veículos vendidos nos 12 meses de 2009.
Mas também não há exatamente motivo de apreensão maior, pelo que foi possível colher junto a revendas instaladas na cidade. Fonte muito boa do mercado automotivo local explica que, na avaliação dele (e parece ser a média do que consegui apurar), “estamos vivendo uma acomodação do mercado”. Como? “A cidade cresceu um absurdo em 2009 e também 2008, na comparação com anos anteriores, com cerca de 47% de crescimento”.
Resumo da ópera: a venda de “Zero Quilômetro” não será a mesma de 2009 e talvez nem mesmo a do ano anterior. Mas o patamar de vendas se coloca em níveis superiores aos de outras épocas. Inclusive pela permanência, por enquanto, da facilidade de financiamento com juros aceitáveis. O que é bom, de uma certa maneira.
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