Por ruas com menos buracos – por Daiani Ferrari
Durante as aulas teóricas para fazer a carteira de motorista, dentre as várias coisas que aprendemos está sobre como proceder em vias esburacadas. Segundo nosso livro Consciência sobre rodas, ao andar por uma via com buracos é aconselhável que o condutor “diminua a velocidade: velocidades altas podem impedir o desvio de um buraco; e aumente a distância frontal de segurança: ficando mais distante do carro da frente é possível ver os buracos à sua frente”. O material ainda diz que “se não conseguir desviar de um buraco, mantenha o volante de direção reto, não pise bruscamente no freio e alivie a pressão do pedal do acelerador”. Mas em Santa Maria situações com a descrita anteriormente não serão presenciadas, visto que a cidade está num momento em que as ruas mais parecem tapetes, tamanha é a qualidade dos serviços de pavimentação nas vias urbanas.
Ironias à parte, temos que concordar que a cidade, nos últimos tempos, nunca esteve tão prejudicada pela situação das ruas. Não me recordo de tanto buraco. Em frente a minha casa é terra de ninguém, empresas abrem buracos, que depois de pronto o serviço ficam mal tapados – apenas com terra, o que faz com que a via fique desnivelada. Cada chuva que cai leva um pouco dessa terra, ai imagina como fica depois de algumas chuvas. Pode parecer egoísmo, mas não é só na minha rua. A Fernando Ferrari só não está pior porque não está chovendo. Em dias de chuvas é lindo de ver pedaços de asfalto indo junto com a água ou tampas de bueiros. Na rua José Mariano da Rocha, no Nossa Senhora de Lourdes, tinha um buraco que já era praticamente familiar dos que ali moram. Ele era tão fundo e tão grande que demorava quase uma semana para secar a água da chuva, de tanto que empoçava. Ninguém me contou, eu vi a água completamente verde, parecendo piscina que não foi limpa no inverno. Esse pelo menos foi solucionado há algum tempo, mas demorou.
Próximo ao shopping localizado na Avenida Dores também é terrível o acesso pelas ruas de baixo. São buracos que não acabam mais. No último domingo achei que havia avistado um carro com o pneu furado, mas não, ele apenas estava estacionado com a roda dianteira dentro de um buraco,o que dava a impressão de que estivesse danificada. Indo para o Parque Dom Antonio Reis também é buraco e mais buraco. A rua é de chão, o que por si só já pede uma conservação mais periódica, mas parece que por lá nada é feito há tempos. Toda segunda-feira passo por lá e a cada semana fica pior. Qualquer dia vou encontrar o boneco do João Buracão.
Sei que por vezes os buracos são feitos por empresas de diversos serviços e não pela prefeitura, mas até onde vai meu conhecimento, é ela que fiscaliza. Seja com a responsabilidade de reparar ou de fiscalizar, a administração coloca em risco todos os usuários das vias no momento em que não cumpre com sua obrigação. No início da semana, neste mesmo espaço, já foi reclamado sobre a situação de sinaleiras, faixas de segurança e outros pormenores que agrupados formam um grande bolo de problemas para nossa cidade. Tenho ouvido falar em ações de turismo para Santa Maria, envolvendo diversos eixos, mas o que é fato é que o cartão postal da cidade são os buracos e a bagunça urbana.
Se tivesse que escolher entre ruas sem buracos e peixes no chafariz, me desculpem, mas prefiro ruas em boas condições para os pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e futuros motoristas, como eu. #prontofalei, como se diz no twitter.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.