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Agora, mais um grupo quer comprar a Varig

Pois é. De repente, quando surge um interessado com troco (o que não era o caso, viu-se, do consórcio liderado pelo TGV – Trabalhadores do Grupo Varig), e troco forte, eis que aparece um segundo com vontade de adquirir o controle da agonizante companhia aérea, a pioneira na aviação comercial brasileira.

Primeiro, como você já leu várias vezes aqui, foi (ou é) a VarigLog. A ex-subsidiária da própria Varig apresentou proposta de US$ 485 milhões. E para demonstrar que estava falando sério, pagou (e está pagando) várias despesas imediatas da companhia, o que lhe permite manter alguns (poucos, na verdade) vôos sem ser barrada pela Infraero, a administradora estatal dos aeroportos brasileiros. Aliás, que, como você leu em nota que publiquei às 7 e pouco desta manhã, só vai fechar com comprador que garantir que vai ressarci-la em qualquer coisa parecida com R$ 600 milhões.

Pois, agora, como informa o “Invertia”, canal de notícias econômicas do portal Terra, tem um novo grupo que tenta ser protagonista nesse negócio. Seriam investidores nacionais e estrangeiros que juntam algo como US$ 600 milhões para se habilitar à compra da Varig.

De qualquer forma, os credores da companhia se reúnem em assembléia na próxima segunda-feira, dia 10. Em princípio, vão analisar a proposta da VarigLog, mas não se sabe se, até lá, não será formalizada a segunda alternativa – que também seria objeto de análise. Havendo apoio dos que têm a receber para qualquer uma das proposições, o leilão já está marcado para dois dias depois, 12 de julho, quarta-feira.

A propósito dessa nova alternativa, leia o material publicado no “Invertia”:

”Fundo se dispõe a pagar US$ 600 milhões pela Varig

Além da VarigLog, ex-subsidiária que apresentou proposta de compra da Varig por US$ 485 milhões no leilão marcado para o próximo dia 12, outra empresa demonstrou disposição de entrar na briga pela companhia aérea. O fundo Cinzel Partners anunciou que está articulando um consórcio com investidores nacionais e estrangeiros para injetar US$ 600 milhões na Varig.

Roberto Procópio de Lima Netto, ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), executivo representante do Cinzel, já adiantou que, se vencer o leilão, adotará o modelo low fare, low cost – de baixo custo, consagrado no Brasil pelas concorrentes Gol e TAM. Por conta da crise financeira, a Varig já está adotando o perfil no atendimento aos passageiros, cortando gastos com serviço de bordo.

Caso o Cinzel Partners ou outro interessado confirme a participação no leilão, será necessário o depósito judicial da importância equivalente a US$ 22 milhões, para ressarcir a VarigLog de recursos já fornecidos à Varig. Além disso, está prevista fiança bancária de US$ 100 milhões para evitar lances oportunistas.

A Varig Log ofereceu US$ 485 milhões pela Varig no dia 23 de junho e disponibilizou outros US$ 20 milhões para manter as operações da empresa no decorrer das negociações. Desse montante,…”


SE DESEJAR ler a íntegra desta reportagem e outras notícias sobre a situação atual da Varig, inclusive um histórico da empresa, pode fazê-lo acessando a página de economia do Portal Terra na internet, no endereço http://br.invertia.com/canales/.

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