EconomiaMundo

QUE COISA! (2) Até os doutos já notam sinais positivos. A inflação, por exemplo, se estabiliza

Algo está errado. Ou certo. Ou os caras resolveram encarar a realidade de outra forma. Ou endoideceram. Bueno, seja o que for, até os doutos do mercado financeiro, normalmente pessimistas, já encontraram algo positivo na economia brasileira, neste momento.

Eles, que são ouvidos pelo Banco Central, e cuja opinião se transforma no boletim semanal Focus, divulgado às segundas-feiras, já até vêem a inflação brasileira estabilizada, depois de quase três meses prevendo o seu crescimento. Os detalhes de tudo isso você encontra na reportagem de Kelly Oliveira, distribuída pela Agência Brasil. A seguir:

Projeção de inflação para 2010 se estabiliza depois de 18 semanas em alta

Depois de 18 elevações consecutivas, analistas do mercado financeiro mantiveram a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 5,67%. A informação é do boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC) elaborada com base em projeções de analistas para os principais indicadores da economia. Para 2011, também foi mantida a expectativa de que o IPCA fique em 4,80%.

O IPCA é o índice escolhido pelo governo para acompanhar a inflação. Cabe ao BC perseguir a meta de inflação de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Essa meta é válida para este e o próximo ano.

O BC usa a taxa básica de juros, a Selic para controlar a inflação. Quando considera que a economia está muito aquecida e a trajetória de inflação é de alta, o BC eleva os juros básicos. É isso que os analistas esperam para este ano. A estimativa para a Selic ao final de 2010 é de 11,75% ao ano. Atualmente, a taxa básica está em 9,50% ao ano. Para 2011, os analistas projetam a Selic a 11,50% ao ano…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Olá bom dia, sei que as vezes eh preciso remédios amargos para combater a inflação, ( não se pode exagerar na dose ), soh que o Governo Federal cravou fundo no Ministério da Educação, com um corte segundo se noticia nesse momento de 1,28 bilhões de reais, outros falam em 2,34 bilhões de reais. Eh complicado aceitar que um Governo que diz apostar na educação venha fazer corte logo no orçamento do MEC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo