SAIBA POR QUÊ. Gente graúda da campanha de Fogaça está “pê” da vida com Schirmer
É bastante provável, para não dizer certo, que Cezar Schirmer não dê muita bola pra isso. Ele, afinal de contas, tem luz própria e, principalmente, o apoio do presidente regional da sigla, o senador Pedro Simon. Mas é também muito possível, para dizer o mínimo, que se ele pudesse, teria retroagido no tempo para apagar as palavras ditas, fruto da emoção, durante o lançamento do Hospital Regional, em meados de março, na zona oeste de Santa Maria.
Na ocasião, o prefeito declarou, em alto e bom tom: “Yeda Crusius é a melhor governadora do Estado nos últimos 20 anos, para Santa Maria”. O repórter, modéstia às favas, sentiu o cheiro de queimado. E publicou, na coluna Observatório do dia 20 de março, e reproduziu AQUI na madrugada do mesmo dia, a nota: “Schirmer para Yeda. Palavras que dão rolo. Ou intriga” .
Quanto a este repórter, só posso dizer que deu rolo. Intriga talvez, mas dela é prudente se abster. O fato é que, além do registro da coluna, um militante do PSDB, e da própria direção da sigla em Santa Maria, foi além. E nem poderia ser diferente, cá entre nós, pensando sob a ótica tucana. O dito cujo colocou a manifestação (gravada em áudio e vídeo) no sítio YouTube (quer ver? Clique AQUI) no mesmo dia em que ela foi feita: 16 de março.
E aí? Aí que agora alguém mostrou ou chamou a atenção para o vídeo a dirigentes do PMDB gaúcho e, sobretudo, do comando da campanha de José Fogaça ao Palácio Piratini. Gente graúda. Que obviamente não gostou de saber que, emocionado ou não, um dos principais líderes da sigla no Estado esqueceu de Pedro Simon. Antonio Britto (que em meio ao mandato iria para o PPS) e Germano Rigotto, governadores no mesmo período e que, pelas palavras de Schirmer, foram suplantados pela atual governadora. Que, aliás, é candidata à reeleição e, legitimamente, vai usar as palavras do prefeito da boca do monte.
O vídeo e suas conseqüências foram tema prioritário das conversas paralelas (e sempre mais importantes, cá entre nós) de reunião ocorrida em Porto Alegre na segunda-feira, com os coordenadores regionais do PMDB. E que tratou exatamente da mobilização da sigla na campanha para outubro.
Pooois é! Faceiros, faceiros eles não ficaram. E têm lá seus motivos. Ou não?
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Por alguns, Schirmer seria chamado de “raposa política”. Para mim, oportunismo barato. Ora, se Yeda é a melhor governadora para Santa Maria (que horror!), o que dizer de Lula como presidente? Cadê a coerência? Tchê, com este prefeito é só balão…
falando em verbas federais o PSDB fez um alarde sobre o Hospital Regional, mas é só visitar a obra que tem uma placa enorme com os recursos de cada um valor total da obra 36 milhões, federal 25 milhões, estado 11 milhões e se contarmos o novo presídio as viatura para as policias etc… é fazer graça com o chapéu dos outros
ENGRAÇADO esse Schirmer, não? Despreza seu partido para lamber umas verbinhas do Estado, a maioria delas aliás repassada pela União e só carimbada pela Yeda…Porém, no plano nacional, onde se sabe a olhos vistos que NUNCA NA HISTÓRIA DE SANTA MARIA SE RECEBEU TANTO INVESTIMENTO FEDERAL, ele flerta com Serra…qual é a lógica??? Oportunismo político??? Frouxidão programática???
Se quiserem saber sobre os investimentos federais, ficaria só com um: a DUPLICAÇÃO DA UFSM…!!!! Sem falar em PAC, BRs, Hospital regional, Sarah, Presídio Regional, Concursos Públicos, Reajuste Salarias (militares e universitários, por ex.), Minha Casa Minha Vida (NOSSA!!!), Salário Mínimo 56% maior, etc., etc.
Se o fogaça ganhar,que vai ser bem dificil,o Padilha vai trocar o schirmer pelo Paulo Odone,guarde esta tambem meu caro claudemir.
O Padilha ainda vai expulsar o Schirmer do PMDB,editor por favor guarde este comentario para dados e previsoes.
Uma correção: o Britto só iria para o PPS em 2001, quando já ñ era governador. (NOTA DO EDITOR: o leitor tem razão)
E vamos poder ver no programa eleitoral da Ieda,LOGO,LOGO.
Falou, tá falado (e registrado)!