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TRANSPORTE COLETIVO. Assinado contrato para implantação da bilhetagem eletrônica. O SIM avança

Foi um ato importante, penso, para a implantação gradativa do Sistema Integrado Municipal. No caso, a assinatura do contrato com a empresa contratada para fornecer o equipamento e treinar os profissionais que os utilizarão, para a implantação da bilhetagem eletrônica.

Fernando Maffini, na solenidade, também prestou contas dos passos já dados pelo SIM

Os detalhes da solenidade e, sobretudo, das etapas já cumpridas para a efetiva concretização do SIM, você encontra no material produzido pela assessoria de imprensa do consórcio, através da Inox Ideias. O texto e a foto são da jornalista Fabiane Machado. A seguir:

SIM- Assinado contrato com a empresa responsável pela implantação da bilhetagem eletrônica

O Sistema Integrado Municipal (SIM) já é realidade em Santa Maria. Desde que foi implantado, no mês de março deste ano, várias ações foram efetivadas. Nesta sexta-feira (18), mais uma etapa começou: a implantação da bilhetagem eletrônica, com a assinatura do contrato com a Empresa 1 Sistema de Automação e Comunicação LTDA. A empresa será responsável pelo equipamento a ser usado na bilhetagem eletrônica, também atuará no treinamento dos profissionais que acessarão os equipamentos, no licenciamento do software de leitura dos cartões eletrônicos, na consultoria da operação do programa, assistência técnica à implantação, além da operacionalização e manutenção dos equipamentos e programa.

Durante o ato de assinatura do contrato, realizado no Centro Administrativo Municipal, o presidente da Associação dos Transportadores Urbano (ATU), Luiz Fernando Maffini, fez uma prestação de contas das ações já realizadas pelo Sistema Integrado Municipal (SIM) e também apresentou o layout dos cartões eletrônicos, que serão diferenciados conforme grupos de usuários: estudante, vale–transporte, idosos, etc.

O presidente da Empresa 1, Érico Moraes, apresentou a estrutura da empresa, sediada em Minas Gerais, que atende 126 municípios brasileiros e desenvolve ações em vários países. Entre as vantagens da bilhetagem eletrônica estão as melhores condições de trabalho da tripulação; facilidade de integração das linhas para os usuários; conforto, facilidade e agilidade no acesso dos usuários; aumento na segurança para o usuário; facilidade no deslocamento de todos os usuários do serviço e ampla gestão da informação para melhorar o transporte.

O Prefeito Cezar Schirmer destacou que o SIM e suas ações confirmam a qualificação do transporte público de Santa Maria, considerado cada vez mais moderno, ágil e transparente. “A implantação da bilhetagem eletrônica é um passo decisivo para o processo, que seguirá com a passagem integrada”, antecipou.

Os equipamentos da bilhetagem eletrônica devem começar a ser instalados nos ônibus a partir de agosto. Em julho, a ATU pretende iniciar o cadastramento dos usuários que irão utilizar o cartão eletrônico. Participaram da assinatura do contrato com a empresa 1, secretários municipais, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobon, o presidente do Conselho Municipal dos Transportes, Rodrigo Santos, diretores das empresas concessionárias do transporte público e representantes de diferentes setores.

Etapas concluídas pelo Sistema Integrado Municipal (SIM)

1) Implantação do Consórcio Operacional SIM – Sistema Integrado Municipal;

2) Aquisição de 55 novos veículos, respeitando a acessibilidade e as normas do Conama, incluindo letreiros eletrônicos;

3) Padronização da Frota:

– 106 veículos já possuem o padrão de layout do SIM.

– 76 possuem elevadores, em acordo com as normas de acessibilidade

– Inversão do fluxo de embarque e desembarque em toda a frota;

4) Padronização do layout interno dos veículos;

5) Criação das Diretrizes Organizacionais do Consórcio SIM;

6) Ações de informação e esclarecimento às equipes de todas as empresas operadoras do SIM, com relação ao funcionamento do novo Sistema;

7) Treinamento das tripulações, incluindo os novos registros operacionais e a inversão de fluxo;

8) Definição de novos processos operacionais e administrativos, com a criação de grupo de trabalho sistemático e permanente para acompanhá-las, visando a agilidade e a qualificação dos serviços prestados;

9) Inclusão dos horários de atendimento aos usuários nos sites da ATU (www.atu.com.br) e das empresas integrantes do Consórcio SIM;

10) Apoio da ATU e Consórcio SIM à Campanha do Agasalho 2010;

11) Aquisição do software Maptitude, que facilitará ao Consórcio o planejamento das linhas de ônibus. O programa inclui mapas detalhados dos itinerários, que poderão ser acessados pela internet. A ferramenta ainda possibilitará cadastrar pontos de referência, como hospitais, escolas e demais órgãos públicos;

12) Treinamento da equipe do SIM para utilização da ferramenta de planejamento;

13) Geração de novos postos de trabalho;

14) Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE)

15) Desenvolvimento e apresentação do projeto gráfico dos cartões destinados aos usuários;

16) Assinatura do contrato entre a ATU e a Empresa 1 fornecedora do SBE (Sistema de Bilhetagem  Eletrônica).”

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