DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Valdeci na galeria da AL e a alternativa do governador Leite ao aumento de ICMS

Decimo no 5º Prêmio CAU/RS e o encerramento do Progredir Quarta Colônia

Por Paulo André Dutra

Valdeci lembrou a infância no interior de Dilermando de Aguiar, a trajetória de trabalhador na agricultura, da metalurgia e no comércio. Agradeceu assessores, servidores do Legislativo e dedicou o momento aos pais, Joreci e Lenir (Foto Christiano Ercolani/ALRS)

* Valdeci Oliveira passou a compor, desde esta quarta-feira (13) a Galeria dos Ex-Presidentes da Assembleia Legislativa.

* Em solenidade no saguão de entrada do Palácio Farroupilha, a foto do deputado que comandou a casa em 2022 foi descerrada junto com a dos quatro ex-presidentes anteriores: Marlon Santos (2018), Luís Augusto Lara (2019), Ernani Polo (2020) e Gabriel Souza (2021).

* “Tive a oportunidade de trilhar esse caminho de uma forma determinada, mas sempre buscando o diálogo, a democracia, o respeito a quem pensa diferente, lutando contra o preconceito e a intolerância, porque eu acho que esse é o papel de todos nós”, destacou.

150 professores ligados ao CPERS obtiveram autorização para acompanhar no plenário da AL a votação (Foto CPERS/Divulgação)

* Encaminhadas pelo Executivo, quatro proposições relacionadas à educação foram aprovadas pelo plenário da Assembleia Legislativa na terça-feira (12/12).

* Os deputados apreciaram um projeto de lei complementar (PLC), para instituir o Marco Legal da Educação, e três projetos de lei (PL) – sobre o Conselho Estadual de Educação (CEEd), gestão democrática nas escolas e ensino técnico.

“Alterar os benefícios é uma alternativa mais amarga, pois afeta a produção”, disse Leite em encontro com deputados, secretários e líderes empresariais (Foto Maurício Tonetto/Secom)

* Secretários estaduais e deputados da base aliada, além de entidades empresariais, estiveram reunidos durante a manhã desta quarta-feira (13) com o governador Eduardo Leite para tratar da recomposição das receitas do Estado nos próximos anos

* Como pano de fundo, a reforma tributária em tramitação no Congresso e a provável criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

* Resumindo: caso os deputados não aprovem o aumento do ICMS de 17% para 19,5%, o governo mira os benefícios fiscais.

* A proposta apresentada, e que está em fase de elaboração de decretos, trata de novas condições para os benefícios fiscais, ampliação do Fator de Ajuste de Fruição (FAF) e extinções e reduções de benefícios da cesta básica de alimentos.

Mesmo após a conclusão do Progredir, a UFSM continuará promovendo ações de extensão, possibilitando o desenvolvimento local, garantiu o reitor Luciano Schuch (Foto Divulgação)

* Na última semana foi realizado o encontro de encerramento do Programa Progredir Geoparque Quarta Colônia na UFSM Silveira Martins.

* A operacionalização do programa foi prevista para os anos de 2022 e 2023, com aplicação financeira do Governo Federal de, aproximadamente, R$ 1,08 milhão, tendo como público prioritário mulheres entre 18 e 29 anos. 

* O plano de trabalho do Progredir Geoparque Quarta Colônia estabelecia o prazo de dois anos (2022-2023) para a execução orçamentária e realização das formações no território.

* Nesse período, o programa contou com a participação de mais 3.182 moradores, distribuídos em 98 turmas e em 3.960 horas de formação. Do total de participantes, quase a totalidade, aproximadamente 87,43%, foram mulheres.

* Rodrigo Decimo, vice-prefeito de Santa Maria, é um dos finalistas do 5º Prêmio CAU/RS. A votação popular vai até o próximo dia 15.

* A participação de Decimo no prêmio ocorre por ele ser o vencedor da categoria Poder Público, por conta da atuação enquanto coordenador executivo do Distrito Criativo Centro-Gare.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Para Dudu Milk governar é aumentar tributos. No futuro no maximo deputado federal. A menos que a população gaucha tenha emburrecido demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo