ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Isso é história! A capela do Divino e a varíola malvada”

Isso é história!

 “1887, 10 de setembro – É concluída a capela ou Império do Divino Espírito Santo, à esquina da rua dos Andradas com a atual Avenida Rio Branco. Iniciada por Guilherme Fischer, em 1882, quando festeiro do Divino, foi completada aos cuidados de uma comissão composta do vigário padre Aquiles Parrela Catalano, dr. Pantaleão José Pinto, Pedro Weinmann e o mesmo Fischer, que era protestante.

14 de outubro – São transladadas as imagens da velha Matriz, em ruínas, para o Império do Divino, comparecendo a Câmara incorporada.

Novembro (data indefinida) – Grave epidemia de varíola dizima os colonos de Silveira Martins.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Bela história da Boca do Monte. A bem pouco tempo inciaram um trablho de pesquisa no Cemitério onde estariam sepultados os colonos vitimados de variola, sabe lá oque foi. Segundo dizem desistiram para não correrem riscos, também não sei que risco seria. Em 75 ao chegar aqui, fui a Val Fentrina com um colega de trabalho que morava lá, da família Fhigueira, passamos ao lado do Campo Santo como ele chamava. Hoje está tudo mudado, busco me localizar quando ando por lá, e não consigo lembrar onde fica. Bom seria que fosse colocado uma placa (se eh que não existe) nesse local em homenagem os imigrantes que tombaram na busca da Terra Prometida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo