ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Saiba quem é o líder comunitário que é o cara hoje em SM”

Luneta

Se alguém conseguir articular um comitê suprapartidário pró-candidato tucano à Presidência, em Santa Maria, este será Nelson Marchezan Jr.

Como outros, o tucano que concorre a deputado federal também esteve papeando a respeito com o prefeito Cezar Schirmer. Que, porém, insiste na idéia de José Fogaça, encastelado na murista “imparcialidade ativa”.

Caminhada puxada pela Ação da Mulher Progressista de Santa Maria abre o festerê deste sábado, do lançamento da candidatura de Sandra Rebelato à Assembléia.

Tudo começa no calçadão, às 11. Mas o ápice será um almoço no CPF Piá do Sul, para o qual são esperados, além dos candidatos a deputado federal que fazem dobradinha com a santa-mariense, também Ana Amélia Lemos, que concorre ao Senado.

Não tem ninguém, hoje, na comuna, com mais funções públicas do que o peemedebista Adelar Vargas, historicamente vinculado a Cláudio Rosa.

Vargas é coordenador da União das Associações Comunitárias, é secretário municipal adjunto de Ações Comunitárias, diretor do Banco do Povo, além de integrante do Conselho Fiscal da CIP.

O difícil é saber se, no caso da conselho da “Taxa da Luz” ele representa a UAC (como está no decreto de formação) ou o governo, como Cargo de Confiança. Mas isso já é outra coisa.

Aliás, sobre o FUMCIP, apesar de formalmente isso não estar claro, na prática, dos oito integrantes titulares do Fundo, quatro têm relação de subordinação ao Prefeito.

Eni de Paiva Celidonio. Doutora em Letras Comparadas, professora do Centro de Artes e Letras da UFSM. Mas não apenas isso. É advogada e já foi jornalista no Rio de Janeiro, sua origem.

Eis aí a convidada a papear com o colunista, no Claudemir Pereira Café da próxima semana. Acredite, ela fala.  E muito. E bem. E se diverte, além de divertir. É imperdível.

O programa pode ser assistido nesta segunda, às 21 h, na TV Santa Maria – com reprises na quarta, às 22h, e na sexta, às 20h. A direção é de Mauro Castanho, com edição de Clayton Coelho e imagens de Fernando Vieira.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe) e no www.claudemirpereira.com.br (mais de 700 mil acessos em julho). Ah, também pode ouvi-lo às 7h30, e ao meio dia, na rádio Antena 1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Prezado amigo Claudemir,tenho vinte e dois anos,de luta dentro da U.A.C e do movimento comunitário. já fui vice-presidente, por três vezes , secretário por três vezes, secretário do Conselho deliberativo, Diretor do departamento de Esportes,e outras funções dentro da U.A.C . Ajudei a construir nossa sede nos fundos do centro social urbano,que depois foi transferida para o centro da cidade, fui Presidente da Associação Comunitária da Vila Jockei Clube por 06 anos,onde ajudamos a construir uma sede de dois pisos, que serve para toda a comunidade da região , atualmente sou presidente do Residencial PIratini, no bairro Tancredo Neves, tenho uma história dentro do Movimento Comunitário.
    Quero comunicar que dentro da U.A.C , não existem partidos politicos e sim representação comunitária, com pessoas que realmente estão preocupados com o desemvolvimento das comunidades, na questão da violência, Combate ao Crack,educação, saúde ,habitação, transporte , regularização fundiária,ensino profissionalizantes para os jovens e outros.
    Nunca falei de administradores passados se tivesse que falar teria muita coisa para contar. representamos sim muito bem a U.A.C , em todos os seguimentos, nossa coordenação se reune mensalmente ou quinzenalmente quando convocado extraordinariamente, sempre estivemos ao lado do povo, independente de ser de qualquer partido ,pois todo o cidadão tem direito a pertencer a uma agremiação partidária.
    Desde o começo do ano estamos trabalhando, na questão da Iluminação pública, estivemos ao lado do povo, quem foi na Câmara de vereadores viu que a U.A.C esteve presente com todos os coordenadores,buscou moradores das vilas enchemos o plenário, quando foi votado o projeto de lei da CIP. a U.A.C esteve presente e foi contraria ao projeto.
    Participamos da caminhada contra o CRack no bairro Nova Santa Marta, elaboramos abaixos assinados para que o restaurante popular fosse construido na região oeste,para ajudar realmente as pessoas mais carentes e necessitadas, estamos com abaixo assinado pedindo para que seja construído um modulo para tratamento de dependentes quimicos junto ao hospital regional. A U.A.C participou de todas as reuniões nas comunidades para apresentar e discutir o projeto de regularização fundiária, também participa de reuniões todas as noites nas comunidades, conversando com os lideres comunitários, levando suas reivindicações junto aos poderes públicos,na última quarta feira estivemos no Residencial Lopes na Sede da Associação Comunitária, juntamente com os lideres comunitários e moradores das Vilas Rossi,Residencial Lopes, Boi Morto, Vila Cauduro, Vila Santa Catarina,que estão reinvindicando junto ao prefeito a construção de Parque de Lazer junto ao Residencial Lopes, também a construção de mais uma escola Municipal na Vila Rossi, para suprir a demanda de salas de aula, devido ao aumento de crianças nesta região,pois com a chegada do Loteamento Cipriano da Rocha esta dificil esta situação.Também a construção de uma POnte caida na Vila Cauduro , ligando com a Localidade de Rincão dos Bentos. Emfim a U.A.C participa sim , em todas as comunidades,ajudando as pessoas, sendo seu porta voz em todas as esferas Municipal,Estadual e Federal.

    Onde estão certas pessoas como essa Milena, que se esconde atrás dum email e não coloca sua cara ,sem coragem , são pessoas que não fazem nada só criticam, porque não vão nas comunidades, ajudar realmente quem precisa, qual a ajuda que ela deu, qual a familia que ela visitou e ajudou , qual a criança que ela ajudou com um saco de leite, quantas vezes ela ajudou seu vizinho, participou da vida comunitária, quantas pessoas ela ajudou neste frio, qual o trabalho voluntário que ela faz, qual o final de semana que ela tira para ser voluntário numa ONG de crianças ,ou outras entidades, eu não queria julgar ningúem não é do meu feitio, mas hoje tive que fazer isso. Temos que fazer o bem sem olhar a quem este e o meu mandamento, sempre a ajuda de DEUS.
    Não quero ter titulo de representação e nem ser o cara, quem me conhece sabe da minha trajetória,sabe do meu trabalho, eu não julgo ninguém cada um faz o que quer, mas tem certas pessoas que precisam saber, sou sim do Governo, mas o Prefeito sabe das minhas posições e sabe que cobro muito ele na questão das vilas e bairros de Santa Maria.
    As Escolhas para participar dos Conselhos foi feita pela Coordenação da U.A.C, como em todos os conselhos da sociedade santamariense tem dois representantes da U.A.C no caso da FUNCIP, fomos escolhidos Eu e o Companheiro Alexandre Pahim, como no conselho dos Transporte o companheiro Rodrigão, assim e feito em todos os conselhos. Não vou em balão porque tenho identidade própria, não quero me promover, tenho sim um trabalho sério junto ao movimento comunitário.
    que pessoas nunca tiveram a coragem de fazer.

  2. Não conheço o Sr. Adelar, mas deve ser o CARA mesmo, para coordenar a UAC, junto com o “PPL”, “PT”, “PSDB”, “PCdoB”, etc… e ele do PMDB, deve ser o CARA mesmo, vejo que até mesmo o PT,PPL,PSDB,… também merecem destaque por serem os CARA DE PAU…
    Até quando teremos que “engolir” e “pagar” esse tipo de “acordo”…
    Me digam em quem votar em outubro?
    Em qual desses “partidos”?
    Será que devo VOTAR em BRANCO? que simboliza a PAZ e a VERDADE?

  3. @Rose Pereira
    Talvez tenham colocado ele em tanta coisa porque ADELAR é parecido com ATRELAR e nisso o “Cêzá ximi” como dizia o Gariba Alves é doutor.
    Ah! E em atoxar no povo também!

  4. Nada contra o sr. Adelar, até porque não o conheço. Mas atuar nos dois lados do balcão não funciona. Não é esse o modo de representação que a sociedade deseja.

  5. Bueno, não conheço este Sr. Adelar Vargas que além das funções citadas pelo editor pude, através de uma pesquisa na internet, verificar que é também membro titular do diretório municipal do PMDB e vice-presidente estadual do Movimento Comunitário do PMDB. Mas não vou tratar disso. Lendo as notas, vejo que existe uma relação conflitante nestas representações exercidas por este senhor. Como secretário municipal adjunto, ou seja, cargo de confiança da Prefeitura Municipal a meu ver não seria recomendável que tivesse participação em conselhos por outra instituição. A relação de subordinação ao Prefeito Municipal poderá dar margem a interpretações equivocadas sobre a atuação dele nestes conselhos, onde ocupa cadeira da UAC. O caso do Conselho Fiscal do FUMCIP, citado pelo editor, me parece bem elucidativo do conflito existente. Isso tudo poderia ser evitado.

  6. É muito bom ter títulos de representação e ser o cara só não pode querer andar muito de Balão voar e se esquecer que só esta nestes lugar porque a entidade que ele diz representa ou
    Que até agora ele só represento assim esmo ,e não a entidade como deveria ,falava dos administradores passados ,agora faz o mesmo ou pior , administra a UAC pra si só e esquece que a uma coordenação .
    É realmente o Sr. Maranhão da Uberlândia tem razão ,em suas colocações quando diz que tem que ser revisto o processo eleitoral que colocaste o Adelar VARGAS como 1º coordenador.
    Pois o mesmo usa da entidade, para se promover , mas no fundo representa somente o governo .
    ME admiro do restante dos membros da coordenação da UAC que não tomam nem uma iniciativa.
    Contra estas deliberações do seu Adelar Vargas em se auto promover as custa da entidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo