Economia

ECONOMIA. Cai (e bastante) a inflação santa-mariense, em relação a 2009. Mas é maior que a nacional

O IBGE divulgou ontem a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a “oficial”. Ela aponta estabilidade em junho. Isso mesmo: 0,0% de reajuste médio dos preços. No acumulado do primeiro semestre do ano, a alta soma 3,09% – e, anualizada, 4,84%. Para se ter uma idéia da importância do IPCA, trata-se do índice habitual do reajuste dos aluguéis.

Ao mesmo tempo, era tornado público em Santa Maria o boletim do Índice de Custo de Vida apurado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (Lape), do curso de Economia do Centro Universitário Franciscano. Como ANTECIPEI ontem, no início da tarde,  os preços de bens e produtos pesquisados na boca do monte subiram, em média, 0,62%. O acumulado, nos seis primeiros meses do ano, alcançou 3,21%. Se contados os últimos 12 meses, a inflação da boca do monte chega a 5,25%.

Como se percebe, e a comparação é fácil, a inflação santa-mariense, se observados os dois índices, é maior que a nacional. E bem maior, quando o índice é anualizado. No entanto, e esse é o dado positivo, o reajuste de preços em Santa Maria, no primeiro semestre do ano, e bastante inferior ao verificado aqui em idêntico período no ano passado.

Fiz uma pesquisa no sítio e encontrei, AQUI, os dados relativos ao mesmo junho, só que em 2009. E verifiquei que, embora o reajuste do mesmo mês, no ano passado, especificamente, tenha sido bem inferior ao de 2010 (foi de 0,47%), computados os primeiros seis meses, o ICVSM apontava acréscimo de 4,45% – bastante superior aos 3,21% de agora.

É esse um motivo de comemoração? Penso que sim. Especialmente se este comportamento se mantiver até o final do ano. O que só saberemos, claro, nos próximos meses. Até gostaria de ver algo a respeito no Boletim divulgado pelo Centro Universitário Franciscano. Fica como (humilde) sugestão deste repórter aos coordenadores do trabalho.

O Índice do Custo de Vida de Santa Maria é obtido a partir de trabalho que tem a coordenação geral do professor José Maria Pereira, a coordenação de estatística de Valduino Estefanel. Os analistas econômicos são Reisoli Bender Filho e Mateus Sangoi Frozza.

PARA LER A ÍNTEGRA DO BOLETIM, COM MUITOS DADOS PRA LÁ DE INTERESSANTES, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo