CAMPANHA. Inicia daqui a pouco o trololó eletrônico. Programa que seria de Eduardo Campos é o primeiro
Os presidenciáveis abrem o trololó eletrônico, a campanha eleitoral através do rádio e da televisão. Isso, claro, nos programas com horário definido, nos dois meios. É possível, inclusive, que a qualquer momento, se você ligar numa das emissoras de TV aberta ou em rádio, alguma inserção avulsa, de até 1 minuto, entre no ar.
Mas os programas, propriamente, acontecem às 7 da manhã e meio dia, no rádio, e 1 da tarde e 8 e meia da noite, na TV. São 50 minutos a cada vez. E a abertura, daqui a pouco, às 7, no rádio, se dá com os espaços dos candidatos a Presidente, seguidos dos deputados federais – dois blocos de 25 minutos. O primeiro a aparecer é o PSB, com sua aliança. A morte de Eduardo Campos forçará a troca de candidato, que só aparecerá como tal na quinta-feira.
Na quarta-feira, a vez será dos candidatos aos governos dos Estados, ao Senado e às Assembleias Legislativas. No caso gaúcho, por sorteio (como também no caso federal), quem abre é o petista Tarso Genro. Para saber mais do trololó eletrônico, para a maioria o principal instrumento de campanha, confira o material originalmente produzido pelo jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Jaqueline Silveira. A seguir:
“Horário eleitoral no rádio e na TV começa nesta terça com os presidenciáveis
A partir desta terça-feira (19), a programação habitual no rádio e na televisão sofrerá alteração. Isso porque começa (19) o horário eleitoral obrigatório, que se estende até 2 de outubro, três dias antes da eleição. No rádio (leia mais abaixo), a propaganda será veiculada pela manhã e ao meio-dia, e na TV, no começo da tarde e à noite.
O horário eleitoral gratuito será aberto pelos presidenciáveis, que terão 25 minutos em cada bloco para apresentar suas propostas para governar o país. Conforme o sorteio realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a abertura seria feita pelo candidato da coligação Unidos pelo Brasil, ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto na queda de um avião no dia 13 de agosto, em Santos, litoral de São Paulo. O tempo de dois minutos e três segundos deverá ser dedicado a uma homenagem ao socialista, inclusive com depoimentos que ele já tinha gravado para a propaganda eleitoral. Na próxima quarta-feira (20), a direção do PSB e as siglas aliadas devem confirmar a vice Marina Silva (PSB) como a candidata da aliança.
Depois, de acordo com a ordem, aparecerão os presidenciáveis Mauro Iasi (PCB), Zé Maria (PSTU), Aécio Neves (PSDB), da coligação Muda Brasil; presidente Dilma Rousseff (PT), da aliança Com a Força do Povo; Levy Fidelix (PRTB), José Maria Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOl). Após, será feito um rodízio entre partidos e coligações. Por exemplo, a sigla ou aliança que fechou o bloco de estreia da propaganda eleitoral será a primeira no dia seguinte e assim sucessivamente.
Câmara
Também nesta terça-feira, será veiculado o horário eleitoral dos concorrentes a deputado federal do Rio Grande do Sul que concorrem as 31 vagas na Câmara. A propaganda será aberta pelos representantes do PT, conforme sorteio.
Postulantes ao Piratini estreiam na quarta-feira
Os concorrentes ao Palácio Piratini estrearão na quarta-feira (20) no horário eleitoral no rádio e na TV. Entre os oito postulantes ao cargo, o sorteado para abrir a propaganda foi o governador Tarso Genro, que concorre à reeleição. Na sequência, aparecerão Roberto Robaina (PSOL), Vieira da Cunha (PDT), José Ivo Sartori (PMDB), Humberto Carvalho (PCB), Ana Amélia Lemos (PP), Edison Estivalete (PRTB) e João Carlos Rodrigues (PMN). A exemplo dos presidenciáveis, terá rodízio…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.