EconomiaEconomia SolidáriaSanta Maria

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Feira do Mercosul começa com a marca do combate à exclusão social

Dom Hélio, bispo diocesano, abriu oficialmente os eventos. Não faltaram autoridades no palco

Acompanhe o material produzido pela assessoria de imprensa do projeto Esperança/Cooesperança – o idealizador e organizador de dois eventos de alcance internacional, abertos agora à tardinha, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheister.

A sexta edição da Feira de Economia Solidária do Mercosul e a décima sétima da Feira Estadual de Cooperativismo Alternativo atraem cerca de 700 expositores e contam com a expectativa, mesmo com o frio, de mais de 100 mil visitantes.

A abertura oficial, além de manifestações culturais, apresentou a palavra das várias autoridades presentes. Acompanhe, a propósito, o relato (com foto) de Tiago Machado. A seguir:

Abertura da Feicoop fortalece combate a exclusão social

Santa Maria é novamente a capital mundial da Economia Solidária. No final da tarde desta sexta (9), o bispo diocesano Dom Hélio Rubert declarou oficialmente aberta a 6ª Feira de Economia Solidária dos Países do Mercosul e 17ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop). A cerimônia foi realizada no pavilhão central do Centro de Referência Dom Ivo Lorscheiter e durou cerca de duas horas. O ato foi bastante comemorado já que a feira não foi realizada no ano passado após uma decisão da Justiça que impediu o evento de ocorrer em função da ameaça da gripe A. Antes da solenidade, os jovens que participam do Levante da Juventude e o Coral Catando Cidadania, integrado por filhos de recicladores, se apresentaram no palco e se encarregaram de empolgar o público presente ao cantarem hinos e músicas simbólicas para os movimentos populares e sociais.

Várias autoridades compareçam a solenidade. Além de Dom Hélio, também estavam no Centro de Referência, o prefeito municipal Cezar Schirmer, a coordenadora do evento, irmã Lourdes Dill, a vereadora Helen Cabral (PT), representando a Câmara de Vereadores, e o representante do Governo Federal e da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Roberto Marinho. Também marcaram presença representantes de diversas entidades que apóiam o evento. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, enviaram mensagem de parabenização e apoio à feira.

Como é característica da Feicoop, os pronunciamentos das autoridades foram fortes. “Aqueles que têm idéias enferrujadas e ultrapassadas têm que vir a feira para aqui se reciclarem”, disse convicta a Irmã Lourdes. Na sua fala, ela também condenou a exclusão social e o capitalismo selvagem. “O mundo está marcado pela exclusão. A economia solidária propõe um novo modelo que inclui a todos”, ressaltou. O prefeito Cezar Schirmer também adotou a linha do combate a exclusão. “Nós não combatemos a pobreza. Nós combatemos é a riqueza existente apenas em poucas mãos”. Já o bispo Dom Hélio, depois de abençoar o evento, procurou valorizar o espírito da feira. “Isto aqui é uma experiência aprendente e ensinante ao mesmo tempo”.

Homenagens e campanhas – Ainda durante a abertura oficial, a comissão organizadora preparou várias homenagens a órgão e entidades que ajudaram a constituir a história da Feicoop. Entre as instituição agraciadas estão a Diocese, que completa 100 anos em 2010, a Universidade Federal, que comemora seu cinqüentenário neste ano, entre outras. Também foi entregue a Cáritas do Brasil um cheque de R$ 25 mil para doação ao povo haitiano, que ainda se recupera do terremoto ocorrido no ínicio do ano. A campanha foi lançada em janeiro durante a realização do I Fórum da Economia Solidária em Santa Maria. E ainda foi lançada hoje outra campanha, desta vez, para ajudar os desabrigados das chuvas registradas em Pernambuco e Alagoas.

Programação – A feira continua neste sábado com várias atividades, entre elas o Levante da Juventude e o 6 ºSeminário Latino-Americano de Economia Solidária, que tem início às 9h. Ocorrerão reuniões, oficinas e mesas-redondas nos cinco lonões instalados no complexo da Feicoop. O evento só termina no domingo às 18h, quando ocorrerá a cerimônia de encerramento.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo