CampanhaEleições 2010EstadoJudiciário

NA CORDA BAMBA. Além dos 24 gaúchos, outros 1,6 mil candidatos correm risco no País inteiro

O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Sul propôs a IMPUGNAÇÃO de 28 candidatos gaúchos a um cargo eletivo em 3 de outubro. O nome mais vistoso, não há dúvida, é o deputado pedetista Pompeo de Mattos, candidato a vice-governador na chapa liderada pelo peemedebista José Fogaça.

Mas, creia, mais que em qualquer outro pleito, e com o advento da lei “Ficha Limpa” – que deverá, sim, ser decidida em última instância pelo Supremo Tribunal Federal – há um sem número de candidatos potencialmente afastáveis da disputa. É o que se pode depreender de um primeiro levantamento (e que ainda não inclui São Paulo), que aponta mais de 1,6 mil candidaturas a perigo. Quem fez um bom trabalho a respeito foi o jornal O Estado de São Paulo. Vale a pena ler a reportagem de Mariângela Gallucci. Acompanhe

Ficha Limpa já ameaça 1.614 candidatos no País

… A Lei da Ficha Limpa tem multiplicado os pedidos para que a Justiça Eleitoral exclua das eleições deste ano políticos ficha-suja. Até esta terça-feira, 13, 1614 contestações de candidaturas tinham sido protocoladas em Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de 15 Estados.

Grande parte delas questiona a participação de políticos condenados por tribunais ou que renunciaram para escapar de cassações. A Justiça Eleitoral tem até 19 de agosto para analisar as contestações.

O número de questionamentos deve ser muito maior já que ainda não começaram a ser impugnadas as candidaturas do Estado de São Paulo, que tem mais de 3 mil políticos registrados.

O desembargador Walter de Almeida Guilherme, presidente do TRE paulista, o maior do País, disse que a corte não se manifestou sobre Ficha Limpa porque os registros dos candidatos ainda estão sendo processados. O atraso ocorreu por causa da greve dos servidores do Judiciário – ontem (terça), após 69 dias de paralisação, a categoria decidiu retomar as atividades. “O tribunal deve ser bastante rigoroso no sentido de que a lei seja aplicada”, disse Guilherme.

Entre os que correm o risco de ficar de fora da disputa em várias regiões estão políticos conhecidos como o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) e os ex-governadores Anthony Garotinho (RJ), Joaquim Roriz (DF), Jackson Lago (MA), Ronaldo Lessa (AL) e Marcelo Miranda (TO)…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI .

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Já está mais do que na hora de começar a retirar de cena os maus (em todos os sentidos) políticos. Precisamos arejar não só o Congresso Nacional mas, também, as Assembleias e as Câmaras de Vereadores. Jader Barbalho e Anthony Garotinho e outros que povoam os executivos e legislativos desse país, são nocivos aos novos políticos que entram na política embuídos de bons propósitos. Vamos mandar pra casa, para todo o sempre, essa podridão de engravatados que poluem os executivos e legislativos desse país. Chega de lixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo